Reta final de férias: confira os espetáculos infantis em cartaz antes da volta às aulas

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Sentido horário: “Quem Disse?”, “Grão de Areia”, “Malévola”, “Malala”, “Bituca” e “Tropicalinha” Fotos: Divulgação

Aquele familiar sinal que soa para anunciar a hora da entrada, de saída ou do recreio já deve estar ecoando na cabeça de muitos pequenos. Sim, as férias estão acabando! A maioria das escolas, tanto particulares quanto da rede pública, iniciam o ano letivo de 2019 na primeira semana de fevereiro, restando, o que faz dos dois próximos fins de semana os últimos para a criançada curtir intensamente antes da retomada da rotina colegial. E para papais, mamães, vovôs e vovós que querem aproveitar a reta final do recesso escolar com filhos e netos no teatro, o RIO ENCENA destaca abaixo alguns espetáculos infantis em cartaz pelos palcos do Rio de Janeiro.

Algumas boas opções estão cumprindo temporada no Shopping da Gávea. No Teatro dos Quatro, “O Pequenino Grão de Areia” apresenta uma história lúdica sobre o nascimento de uma estrela-do-mar. Ambientado numa praia, onde os personagens representam elementos da natureza, o texto é inspirado na canção Estrela-do-mar, que fez muito sucesso nos anos 50, a era de ouro do rádio, na voz de Dalva de Oliveira (1917-1972).

No Teatro Vannuci, uma boa pedida é “Malévola”, adaptação que propõe novos conceitos de amizade, família e amor para contar a história da personagem-título, a mais poderosa fada do conto “A Bela Adormecida”, que procura se redimir de um erro.

Por falar em adaptação, o “Show Mamoninhas” leva às novas gerações as canções da banda Mamonas Assassinas, que fez um sucesso estrondoso nos anos 90. Sob direção de Lucas Veloso, a atração faz apresentações apenas neste fim de semana apresentando as já conhecidas letras, mas com pequenas modificações: sem palavrões!

Ainda na Zona Sul, mais precisamente no Teatro Ipanema, “Quem Disse?” estreia neste sábado (26) questionando as barreiras e complicações da vida adulta a partir do olhar de duas curiosas crianças, Ritinha e Bernardo.

Já no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, está rolando a nova temporada de “Malala, a Menina que Queria ir Para a Escola”. Inspirada na história de Malala Yousafzai , ativista paquistanesa e mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a montagem narra a viagem de uma jornalista ao Paquistão dias após o atentado à Malala, vítima de membros do movimento terrorista Talibã por defender o direito de meninas à educação.

Da Zona Sul para o Centro, o Teatro Serrador está recebendo o espetáculo “O Menino Feito de Trapos”. Na trama, uma menina encontra um boneco feito de trapo e palha. Ao desejar que o brinquedo ganhe vida, ela é atendida, mas, em contrapartida, acaba presa no mundo dele, uma caixa mágica de costura. Após esta mudança inesperada, ela se dispõe a ajudar seu mais novo amigo a não ser descosturado.

Por fim, na Barra da Tijuca, a atração é em dose dupla. O projeto Grandes Músicos Para Pequenos leva para a Cidade das Artes os musicais infantis “Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças” e “Bituca – Milton Nascimento Para Crianças”. O primeiro, inspirado pelas canções de Caetano Veloso e Gilberto Gil, narra a aventura de dois amigos que se unem para destronar uma rainha autoritária. O motivo? Ela proibiu a música no reino onde eles vivem. Já o segundo, com trilha sonora de Milton Nascimento, trata de bullying e preconceito ao contar a história de um menino negro e órfão que, ao ser adotado por uma família branca, passa a ser discriminado por ter uma cor diferente da de seus pais.

Passadas as dicas, agora é só curtir com a criançada!

PUBLICIDADE