‘Furdunço no Fiofó do Judas’: comédia reestreia no Teatro Maison de France exaltando a cultura nordestina

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Cia. Bagagem Ilimitada está comemorando cnco anos de atividades Fotos: Eitô Muniz/Divulgação

Embora seja do Rio de Janeiro, portanto, da Região Sudeste, a Companhia Bagagem Ilimitada escolheu o Nordeste para exaltar em seu espetáculo mais recente. Depois de duas boas temporadas em 2019, a comédia musical “Furdunço no Fiofó do Judas” retorna em 2020 como parte das comemorações pelos cinco anos de atividades do grupo. As novas apresentações acontecem no Teatro Maison de France, no Centro, e vão de 04 de março a 02 de abril, quartas e quintas, sempre às 18h30.

Fruto de uma pesquisa de cinco meses no Museu do Folclore, na Glória, o espetáculo é costurado pelo repertório musical da cantora e compositora pernambucana Marinês (1935-2007), primeira mulher a liderar um grupo de forró, o Marinês e sua Gente. Assim como o maior sucesso da banda, “Peba na pimenta”, muitas das outras canções têm em suas letras uma série de citações de duplo sentido, o que, claro, ganha continuidade na opereta popular – como a produção classifica a peça – protagonizada por quatro mulheres.

Adelina, Antônia, Francisca e Gumercinda são prostitutas e donas de um bordel na pacata cidade nordestina de Fiofó do Judas que tem sua rotina alterada após a chegada de um forasteiro, que, na verdade, é quem elas nunca imaginariam quem pudesse ser: o Diabo.

Estabelecido o encontro inusitado, o espetáculo se desenrola em confusões e reviravoltas repletas de humor, além do tradicional imbróglio entre o Coisa Ruim e Deus – que na peça é uma mulher, a Toda-Poderosa, interpretada em off por Vilma Mello.   

Assistida por quase 2 mil pessoas no ano passado, de acordo com a produção, “Furdunço no Fiofó do Judas” está concorrendo ao Prêmio do Humor nas categorias Melhor Peça, Melhor Texto e Especial – pela introdução do repertório musical da cantora Marinês à dramaturgia. O espetáculo também está na disputa pelo voto popular no site Musical.Rio como Destaque 2019.

PUBLICIDADE