Festival Midrash apresenta drama sobre pedofilia e abuso sexual

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O drama é baseado numa história real Foto: Thaisa Traballi/Divulgação

O drama é baseado numa história real Foto: Thaisa Traballi/Divulgação

Ao levar assuntos polêmicos ao palco, o espetáculo “Blackbird” conta a história de um casal nada convencional para a sociedade e divide com os espectadores uma história que fala de pedofilia e abuso sexual. A peça, que tem sessões marcadas para esta segunda (04/07) e terça (05/07) às 21h. faz parte do 2º Festival Midrash de Teatro, que acontece no Midrash Centro Cultural, no Leblon. Além deste, o festival, que vai até o próximo dia 31, apresenta cerca de outros 40 espetáculos, como “Se Vivêssemos Em Um Lugar Normal”, “O Alienista”, “Hominus Brasilis”, e “Myrna Sou Eu”.

A história de “Blackbird” foi inspirada em um caso real e relata o encontro de Ray, um homem de 56 anos, e Una, uma jovem de 27. A situação fica desconfortável pois 15 anos atrás, quando ele tinha 41 anos, e ela 12, os dois mantiveram um relacionamento amoroso. Para muitos, o romance foi considerado pedofilia, o que levou Ray a ser condenado pelo crime e cumprir pena. O espetáculo tenta destrinchar detalhes da relação conturbada entre esse casal nada convencional e discute o assunto ao mostrar as sequelas que o abuso sexual pode deixar em uma pessoa.

Baseada numa trama real, a peça propõe uma reflexão sobre as várias formas de amar que estão fora dos padrões e passam longe de uma ética moral estabelecida pela sociedade em tempos mais remotos. O drama procura tratar o assunto com responsabilidade, mas sem perder a sensibilidade, humanizando a questão.

O espetáculo é inspirado na obra do escocês David Harrower, e está em cartaz desde 2014, sob a direção de Bruce Gomlevsky, e conta com Viniani Rayes, Yashar Zambuzzi e Debora Ozorio no elenco. “Blackbird” foi considerada uma das 10 melhores peças teatrais em cartaz no Rio de Janeiro em 2014 e 2015, obtendo seis indicações a prêmios.

SERVIÇO

Local: Midrash Centro Cultural
Endereço: Rua General Venâncio Flores, Nº184 – Leblon.
Telefone: (21) 2239-1800
Sessões: Segunda (04/07) e terça (05/07) às 21h
Elenco: Viviani Rayes, Yashar Zambuzzi e Participação Especial de Debora Ozório
Direção: Bruce Gomlevsky
Texto: David Harrower
Classificação: 16 anos
Entrada: R$ 40 (inteira); R$ 20 (meia)
Funcionamento da bilheteria: Domingo a quinta a partir das 14h
Gênero: Drama
Duração: 80 minutos
Capacidade: 80 lugares

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo

PUBLICIDADE