Dia das Crianças no teatro: confira um roteiro com diversos espetáculos infantis em cartaz no Rio

Do Rio Encena

Sentido horário: “Gaiola” (Esq. no alto), “Raulzito”, “Ombela”, “Caramujo”, “Contos” e “Poeta” Fotos: Divulgação

Parque de diversões, parque ecológico, shopping, cinema… Destinos para se comemorar o Dia das Crianças não faltam. E para dar uma mão para quem escolher ir ao teatro neste sábado (12), nós do RIO ENCENA vasculhamos a nossa Agenda a fim de listar abaixo diversos espetáculos infantis, com diferentes propostas, estilos, locais e valores de ingressos, que podem deixar a data para curtir com os pequenos ainda mais especial.

Algumas peças deixaram para estrear – ou reestrear, em alguns casos – exatamente neste Dia das Crianças. Entre elas, “Suelen Nara Ian”, que fala sobre as diferentes formas de se formar uma família; “Vamos Comprar um Poeta” , mostra a importância da cultura dentro e fora de casa com a história de um poeta que chega ao convívio de uma família; “Contos Partidos de Amor”, que trata de amor e ciúmes de um jeito todo especial para as crianças; “A Gaiola”, uma fábula sobre uma menina e um passarinho que se apaixonam.

Estas últimas três peças, embora estejam em teatros diferentes, possuem um ponto em comum, além de estarem estreando neste sábado especial para o público infantojuvenil. Elas fazem parte da Trilogia do Amor – Três Histórias de Amor Para Crianças, idealização de Duda Maia, que assina a direção das três produções.

Além dos que estão estreando, há ainda os infantis que já vem cumprindo temporada. As opções são: “Ombela – A Origem das Chuvas”, sobre uma deusa menina africana, a deusa das chuvas, que questiona a origem de suas lágrimas; “Qual é meu Nome, Mamãe?”, que trata da situação dos refugiados com os pequenos; “Casa Caramujo”, que usa diversas linguagens teatrais, como mímica e bonecos, para falar sobre o ciclo da vida; “Felizes Para Sempre?”, que questiona os finais felizes típicos de histórias infantis; “Raulzito Beleza – Raul Seixas Para Crianças”, musical lúdico sobre a trajetória de Raul Seixas, que ainda aborda temas como hiperatividade e déficit de atenção (TDAH); “Achados e Perdidos”, sobre um grupo de crianças que precisam entender como foram parar num lugar hostil e isolado da sociedade; “A Loja que Vende Sonhos” , que conta a história de uma menina que precisa lidar com questões como chantagem e falsidade.

Ainda nesta lista de infantis, estão algumas adaptações, uma excelente pedida para quem curte ver no teatro histórias que vieram de livros e/ou filmes. São elas “A Turma do Seu Lobato no Sítio – O Musical”“A Pequena Sereia”“Aladdin – O Musical”“Peter Pan – O Musical”, “Vilões – A Origem”, que reúne vilões famosos como o Scar, de “O Rei Leão, e a bruxa Úrsula, de “A Pequena Sereia”, além de “Um Sonho de Musical”, que leva ao palco uma turma de personagens de contos de fadas e do folclore brasileiro, misturando assim brasilidade e o estilo de teatro musical norte-americano.

Passadas as dicas, agora é só pegar a criançada e se divertir!

PUBLICIDADE