Cultura em tempos de Coronavírus: confira atrações online para a segunda semana de quarentena

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Espetáculos adultos e infantis disponíveis na Internet durante a quarentena Fotos: Divulgação

Com as medidas do poder público cada vez mais severas no combate à pandemia do novo coronavírus, opções de entretenimento online têm se tornado proporcionalmente essenciais. Em tempos de quarentena, com ordens expressas para o maior número possível de pessoas não sair para as ruas, aquelas atrações que sempre foram realizadas em equipamentos culturais agora estão indo até os espectadores, em suas casas, através da telinha do computador, do tablet ou do celular.

Sempre disposto a difundir atividades culturais, o RIO ENCENA não deixaria de cumprir seu propósito nesta circunstância delicada e especial. Por isso, listamos abaixo algumas atrações que serão disponibilizadas pelos próprios artistas nesta segunda semana de isolamento social:

Palavra Z Produções Culturais

A produtora, que no primeiro fim de semana após o decreto de quarentena já havia exibido espetáculos adultos e infantis em seu canal no Youtube, vai repetir a dose nesta semana. O projeto se chama Teatro Online.

Depois de acumular 21 mil visualizações, com uma média de 65 mil espectadores e mais de 5 mil horas de exibição – de acordo com a própria produtora – a Palavra Z vai exibir desta quarta-feira (25) até domingo (29) shows de música com homenagens a grandes cantores como Noel Rosa e Dalva de Oliveira;  óperas performáticas da soprano Gabriela Geluda que misturam música, dança e teatro para falar de temas como fluxos migratórios e traumas profundos; e espetáculos infantis e adultos.

Entre as atrações para a criançada, estão “A Menina Edith e a Velha Sentada”, “Patrícia Piolho”, “A Pequena Vendedora de Fósforos” e “Marrom – Nem Preto, nem Branco?”. Já para o turma maior, as opções são “Carta de um Pirata”, “A Lenda do Sabiá” e “Um Ensaio Sobre Amaro” .

Todas as exibições têm horário certo para iniciar e terminar. Para conferir a programação completa e ter acesso ao link das apresentações, clique aqui.

“Mulher Multidão” 

A poeta Maria Rezende, que na primeira semana de isolamento também havia apresentado seu solo “Mulher Multidão” numa live no Instagram, vai fazer mais uma transmissão ao vivo na rede social. Ou melhor, duas! Depois de ser assistida por quase 300 pessoas no último dia 17, ela, que estaria em temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, vai se apresentar online nesta quarta (25) e na próxima, dia 01/04, sempre às 19h, falando sobre amor, autoestima, relacionamento abusivo, estupro e a relação com o próprio corpo. Para assistir, procure no Instagram pelo perfil @amariadapoesia.

Luísa Thiré

A atriz tem divulgado em suas redes sociais as exibições online de dois de seus últimos trabalhos no teatro. Um deles é o drama “A Guerra não tem Rosto de Mulher”, que fala sobre os dramas enfrentadas por mulheres em grandes combates. No palco – e na telinha – ela contracena com Carolyna Aguiar e Priscilla Rozembaum Para assistir, quando quiser, clique aqui.

A outra montagem é “Navalha na Carne”, versão atual protagonizada por ela própria da montagem que estreou nos anos 1960 com a sua avó, Tônia Carrero (1922-2018), no mesmo papel. Com texto de Plínio Marcos (1935-1999), a peça mostra um tenso encontro entre uma prostituta, um cafetão e um homossexual. Disponível aqui.

“A Vida não é um Musical – O Musical”

O dramaturgo, roteirista e diretor Leandro Muniz está disponibilizando a íntegra do seu mais recente trabalho, “A Vida não é um Musical – O Musical”, na plataforma de vídeos Vimeo. Quem quiser assistir ao espetáculo, que faz sátiras do mundo encantado Disney, da política brasileira e do próprio gênero musical, pode clicar aqui.

Leitura

Nessa quinta-feira (26), as atrizes Patrícia Selonk e Simone Mazzer vão fazer a leitura dramatizada do espetáculo “Out Cry”, do norte-americano Tennessee Williams, para o projeto Live em Cena. Encenado em 1997 pela Armazém Companhia de Teatro, como parte das comemorações pelos 10 anos do grupo do qual Patrícia faz parte, a peça tem como personagens centrais dois irmãos que representam no teatro a história de dois irmãos presos dentro de sua própria casa. A leitura transmitida ao vivo no Instagram começa às 20h, no perfil patriciaselonk.

PUBLICIDADE