Comédia ‘Menines’ reestreia no Teatro Glaucio Gill usando o bom humor para falar de gêneros

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O espetáculo havia feito sua primeira temporada em março Foto: Renato Mangol/Divulgação

Famoso aplicativo de relacionamentos, o Tinder não se restringe a homens e mulheres. Ao se cadastrar na ferramenta virtual, a pessoa tem cerca de 40 opções de gêneros para escolher aquele com o qual se identifica. Ainda complexa aos olhos da maior fatia da sociedade, a questão da identidade de gênero vem sendo cada vez discutida em diferentes plataformas, inclusive no teatro. Com texto de Marcia Zanelatto, que assina a direção em parceria com Cesar Augusto, a comédia “Menines” reestreia nesta quarta-feira (12), às 20h, em pleno Dia dos Namorados, falando de diversidade, inclusive em relações amorosas.

O espetáculo – que fez sua estreia no último mês de março – usa bom humor e leveza para falar de afeto e tabus numa sociedade calcada pelo binarismo, ou seja, por duas alternativas de gênero. No palco, sete atores e mais a cantora Simone Mazzer, que faz uma participação especial, apresentam cenas curtas que abordam diferentes situações em torno da identidade de gênero.

As ocasiões acontecem entre namorados, entre amigos e até entre pais e filhos. Além disso, uma das cenas faz uma homenagem a William Shakespeare (1564-1616). Segundo estudiosos, o renomado dramaturgo inglês teria inventado a palavra “drag” ao tentar abreviar a frase “dressed as a girl” – vestida como uma menina, em português.

Promoção

Graças a uma iniciativa de artistas parceiros, a produção do espetáculo disponibiliza 10 entradas gratuitas em todas as apresentações. As 10 primeiras pessoas trans ou não-binárias que chegarem à bilheteria ganham uma gratuidade, cada.

Oficina e debates

A temporada de “Menines” no Glaucio Gill, que vai somente até 04 de julho, conta ainda com oficina Drag Queen e Drag King, além de debates e exposição do artista plástico Karim. Para se inscrever e obter mais informações, entre em contato através do Instagram: @meninesteatro.

PUBLICIDADE