Comédia com histórias reais das famílias das próprias atrizes do elenco estreia no Midrash

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
O espetáculo estreia nesta quinta (12/11) no Midrash Centro Cultural, que fica no Leblon Foto: Divulgação

O espetáculo estreia nesta quinta (12/11) no Midrash Centro Cultural, que fica no Leblon Foto: Divulgação

Se a vida imita a arte, a situação contrária também pode acontecer. Exemplo disso é a comédia “Brimas” que estreia nesta quinta-feira (12/11), às 20h30, no Midrash, no Leblon. No palco, as atrizes Beth Zalcman e Simone Kalil, que também assinam o texto, se inspiram em suas avós para contar histórias reais de suas respectivas famílias, que embora sejam de religiões diferentes (a primeira é judia do Egito e a outra católica maronita do Líbano), são semelhantes quando tocam elementos como idioma, trajetórias, hábitos e costumes.

Dirigido por Luiz Fernando Rocha, o espetáculo começa com as brimas recepcionando o público. Servindo quibes em um velório, elas usam o bom humor para relembrar algumas histórias vividas em suas terras natal, no Oriente Médio, e outras em solo brasileiro, onde chegaram no início do século XX. As passagens contadas pelas personagens têm a ver com a perseverança de seguir sempre em frente, a esperança, a memória do que ficou para trás, a saudade e a expectativa da alegria de dias melhores, ingredientes esses que representam a saga de muitos imigrantes.

– A força dessas matriarcas, nossas avós, representando tantos outros imigrantes, tantas outras avós, tantas outras mulheres. Essa peça fala do oriente médio e fala do Brasil. Na verdade, “Brimas” fala de tudo aquilo que diz respeito ao que há de mais humano em nós: o amor, a saudade, a família, a fé e a alegria – complementa Simone Kalil.

PUBLICIDADE