Ciclo de leitura reúne artistas negros no Teatro Gonzaguinha; entrada é doação de agasalho ou alimento

Do Rio Encena

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Drayson Menezzes, Sol Menezzes, Licínio Januário e Orlando Caldeira formam o Coletivo Preto Foto: Divulgação

Com a proposta de fomentar a dramaturgia negra, o Coletivo Preto promove a partir dessa quinta-feira (26), às 19h30, no Teatro Gonzaguinha, no Centro, a primeira edição do ciclo de leituras dramatizadas Escrita Preta. A fim de criar espaços de diálogo, de encontro e de protagonismo, o grupo segue com o evento, que terá textos de Aldri Anunciação, Elisio Lopes e Maria Shu, até 09 de agosto, sempre no mesmo horário. O ingresso pode ser retirado no local mediante doação de um agasalho ou 1kg de alimento não perecível.

Fundado em 2016, o Coletivo Preto é formado por Drayson Menezzes, Licínio Januário, Orlando Caldeira e Sol Menezzes, jovens atores, escritores, circenses e produtores negros. No curto tempo de existência, o grupo tem no currículo três espetáculos, todos dedicados a colocar o homem e a mulher negra em papeis de protagonismo.

Em 2016, estrearam “Boquinha… E assim surgiu o mundo”, monólogo infantil escrito por Lázaro Ramos e protagonizado por Orlando Caldeira, que ganhou as categorias Melhor Ator e Preparação Corporal no Prêmio CBTIJ. Já em 2017, foi a vez do drama “Lívia”, que trazia a dobradinha entre Licínio Januário e Sol Menezzes. Para 2018, eles prepararam a comédia dramática “Será que vai Chover”, que encerra temporada nesta quarta (25), no Teatro Eva Herz.

Ainda neste ano, o Coletivo Preto iniciou em janeiro o projeto “Mapeando os Nossos”, que visa à produção de material audiovisual de qualidade para atores negros. Além disso, eles pretendem realizar uma oficina gratuita de três meses de duração, mas ainda não há previsão para o início dos encontros.

SERVIÇO

“Escrita Preta”

Local: Teatro Gonzaguinha
Endereço: Centro de Artes Calouste Gulbenkian – Praça XI, Nº 125 – Centro.
Telefone: (21) 2224-3038 / 2224-8300/ 2224-2628
Sessões: Quinta às 19h30
Período: 26/07 a 09/08
Elenco: Drayson Menezzes, Licínio Januário, Orlando Caldeira e Sol Menezzes
Textos: Aldri Anunciação, Elisio Lopes e Maria Shu
Classificação: 14 anos
Entrada: Mediante doação de um agasalho ou 1kg de alimento não perecível
Gênero: Leitura dramatizada
Capacidade: 150 lugares

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo

PUBLICIDADE