Casa Quintal, na Lapa, recebe mostra com monólogos femininos a preços populares nesse fim de semana

Do Rio Encena

Soraya Ravenle (E), Lucília de Assis e Eliane Costa leam seus solos à Casa Quintal: Fotos: Divulgação

A Casa Quintal, localizada na Rua Silvio Romero, na Lapa, recebe nesse fim de semana a primeira edição da “Teatro é Foda! Solos a 3”, mostra de monólogos. A partir das 17h, no sábado (27) e no domingo (28), serão apresentados três solos em sequência: “Cuidado! Animais na Pista”, de Eliane Costa, “Instabilidade Perpétua”, de Soraya Ravenle, e “Não peça”, de Lucília de Assis. Ao final, o trio se junta ao músico Alexandre da Costa (violão e cavaquinho) numa apresentação musical. Confira o serviço completo no fim da página.

Com ingressos a preços populares – R$ 20 para o mínimo de um dos solos e contribuição voluntária para dois ou três – a primeira edição da mostra é fruto de uma parceria entre as três atrizes e a produtora Maria Siman, além da também atriz Bianca Byington. Deixar o espetador à vontade para pagar o quanto achar melhor no caso se conferir dois ou três espetáculos, aliás, é apenas uma demonstração da atmosfera descontraída e democrática que marca o evento.

— Estamos  realizando a primeira edição em parceria com essas três múltiplas e maravilhosas artistas. Além de assistir aos espetáculos, o público pode desfrutar do bar e participar das rodadas de conversa e de música na Casa Quintal, um espaço afetivo e democrático em que todos se sentem verdadeiramente em casa — destaca Maria Siman.

Os solos

Inspirado no livro “Sono”, de Haruki Murakami, “Cuidado! Animais na Pista” é protagonizado por uma mulher que para de dormir sem motivo aparente. A partir deste curioso acontecimento, ela passa por uma série de transformações, internas e externas, até se tornar um animal estranho. Com humor e suspense, a história trata de temas como a falta de sono, o empoderamento feminino, os ritos de passagem, as transformações que estamos vivendo e a questão de gênero.

Já “Instabilidade Perpétua” propõe um convite para um embate entre o homem e a tortuosidade de se estar vivo. Em outras palavras, o solo, que nasceu a partir do livro homônimo do filósofo Juliano Garcia Pessanha, levanta questões acerca do ato de estar vivo no mundo de hoje.

Por fim, “Não Peça” mostra um dia atípico na vida de Jandira, funcionária de um teatro que desempenha as funções de faxineira, bilheteira e baleira. Antes da apresentação de um espetáculo, porém, ela fica sabendo que os atores ainda não chegaram e é convidada para subir ao palco para segurar a atenção do público. Diante do desafio,a mulher, acostumada a pisar no palco apenas para varrer, conta suas histórias de vida e recebe seus primeiros e, talvez, últimos aplausos.

SERVIÇO

Local: Casa Quintal
Endereço: Rua Silvio Romero, 36 – Lapa.
Telefone: (21)  98119-8837
Período: 27/07 e 28/07
Classificação: Livre
Entrada: R$ 20 (para um espetáculo); Contribuição voluntária (para dois ou três espetáculos) (*Pagamento em espécie ou cartão de débito)
Capacidade: 40 lugares

PROGRAMAÇÃO

Sábado (27)
17h – abertura da casa, com bar e comidinhas
18h – espetáculo “Cuidado! Animais na pista”, com Eliane Costa
19h15 – espetáculo “Não peça”, com Lucília de Assis
20h30 – espetáculo “Instabilidade perpétua”, com Soraya Ravenle
21h30 – cantoria das três atrizes com o músico Alexandre Dacosta

Domingo (28)
17h – abertura da casa, com bar e comidinhas
18h – espetáculo “Instabilidade perpétua”, com Soraya Ravenle
19h15 – espetáculo “Não peça”, com Lucília de Assis
20h30 – espetáculo “Cuidado! Animais na pista”, com Eliane Costa
21h30 – cantoria das três atrizes com o músico Alexandre Dacosta

Cuidado! Animais na Pista
Elenco: Eliane Costa
Direção: Rubens Camelo
Texto: Eliane Costa

Instabilidade Perpetua
Elenco: Soraya Ravenle
Direção: Daniella Visco, Georgette Fadel, Julia Bernat, Stella Rabello
Texto: Diogo Liberano e Soraya Ravenle

“Não Peça”
Elenco: Lucília de Assis
Direção: Bianca Byington
Texto: Lucília de Assis

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo

PUBLICIDADE