Atriz e diretora Ana Kfouri lança seu primeiro livro detalhando tese de doutorado sobre artes cênicas

Por:

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Ana Kfouri tem 42 anos de carreira Foto: Divulgação

Com uma longa carreira de 42 anos e mais de 40 espetáculos no currículo – seja como atriz, diretora ou pesquisadora – a tarimbada Ana Kfouri está prestes a passar por uma experiência inédita. Na próxima terça-feira (26), às 19h, ela lança na Livraria Blooks, no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, seu primeiro livro: “Forças de um corpo vazado” (parceria das editoras 7Letras e PUC-Rio; 144 págs; R$ 58). A publicação é um mergulho na tese de doutorado em Artes Visuais da artista e professora na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) a respeito de sua pesquisa de linguagem sobre a relação corpo x palavra.

— Meu desejo ao entrar no doutorado era pensar o performer, esse falador, não para defini-lo, mas para aprofundar seu lugar. Queria refletir sobre a palavra e sobre a relação corpo-palavra no campo do meu interesse, o da intensidade. E também realizar um salto das artes cênicas – com toda bagagem teórico-prática que ela me proporciona – para o universo das artes visuais — explica a atriz, que faz um convite ao público para o lançamento do livro no vídeo no fim da página.

A capa do livro que será lançado nessa terça (26)  (Divulgação)

A ideia de Ana Kfouri – conhecida por trabalhar bastante com textos de autores que unem literatura e filosofia como, por exemplo, Hilda Hilst e Samuel Beckett – é compartilhar com o leitor sua teoria de pensar o corpo e a palavra tendo a linguagem como uma espécie de viga mestra. Defendendo o ato de falar como potência da criação, ela usa termo “corpo vazado”, citado no título, como uma noção de corpo-sopro, uma ferramenta para se expressar.

Já preparando seu segundo livro, “Focos Móveis”, a paulistana Ana Kfouri – que foi perfil do Rio Encena em agosto de 2018 – vive a expectativa de levar a São Paulo, no primeiro semestre de 2020, seu atual monólogo, “Uma frase para minha mãe”. O espetáculo estreou ano passado aqui no Rio de Janeiro e rendeu a atriz indicações na categoria Melhor Atriz em alguns dos principais prêmios do teatro carioca, como Shell, Cesgranrio e Botequim Cultural. Além disso, ela segue com o trabalho de preparação de atores na Rede Globo e dá início no ano que vem, em conjunto com a professora Ana Kiffer, ao inédito curso de pós-graduação lato sensu Corpo e Palavra nas Artes da Cena e da Imagem na PUC-Rio.

SERVIÇO

Local: Livraria Blooks
Endereço: Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo, 316 – Botafogo.
Data: Terça (26/11)
Horário: 19h
Valor do livro: R$ 58

* Segundo informações da organização do evento

PUBLICIDADE