‘Um dia Como os Outros’, comédia sobre conflitos familiares, inicia nova temporada no Espaço Sergio Porto

Do Rio Encena

Marcio Vito, Analu Prestes, Bianca Byington, Leandro Castilho e Silvia Buarque (Vicente de Mello/Divulgação)

Um olhar minucioso e divertido sobre as relações humanas a partir de uma reunião familiar. Assim é “Um dia Como os Outros”, comédia que reestreia nesse sábado (10), às 21h, no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto, no Humaitá. Com texto dos franceses Agnès Jaoui e Jean-Pierre Bacri, o espetáculo é dirigido por Bianca Byington, que atua ao lado de Analu Prestes, Flávio Pardal, Leandro Castilho, Marcio Vito, Alexandre Dantas e Silvia Buarque.

No palco, o elenco encena um encontro de uma família de relações estremecidas para a celebração de um aniversário. Estão lá, numa sexta à noite, a mãe, a filha solteira e rebelde, dois filhos – um bem sucedido e o outro não – e as noras, sendo uma delas a aniversariante.

Mesmo compartilhando do mesmo ambiente de mal entendidos, rancores e mágoas guardados por muitos anos, eles apresentam características que os diferenciam. Enquanto uns conseguem se questionar e evoluir, outros se fecham para qualquer tipo de mudança, procurando se fiar apenas em suas certezas. Embora as circunstâncias possam sugerir um clima de tensão,  o encontro é apresentado de forma leve e com humor, mas sem deixar de propor reflexões.

Ganhador do Prêmio Molière de Melhor Texto de Comédia, em 1995, na França, “Um dia Como os Outros” foi montado no Brasil pela primeira vez em 2011, marcando, inclusive, a estreia de Bianca Byington como diretora.

— É uma peça muito especial, minha primeira direção. Me envolvi diretamente em todas as etapas, da tradução à produção — recorda Bianca, que em 2018 está completando 40 anos de carreira.

Em 2011, “Um dia Como os Outros” ganhou os prêmios APTR de Melhor Atriz Coadjuvante para Analu Prestes; Arte Qualidade Brasil de Melhor Atriz de Comédia para Bianca Byington e Questão de Crítica de Melhor Elenco.

PUBLICIDADE