Peça reúne dança e dramaturgia em três sessões no Teatro João Caetano

Do Rio Encena

O espetáculo faz três apresentações no Teatro João Caetano nas próximas sextas de junho Foto: Divulgação

O espetáculo faz três apresentações no Teatro João Caetano nas próximas sextas de junho Foto: Divulgação

Terceiro espetáculo da Cia. do Morro dos Cabritos, “No Passinho do Tabajaras” chega ao Teatro João Caetano, no Centro, para apresentações nas próximas três sextas-feiras de junho. A primeira já é nesse dia 10, às 19h. Com ingressos a preços populares (R$ 10 e R$ 5), a montagem utiliza o funk – e suas coreografias típicas – para narrar a história de um menino humilde que gosta jogar futebol e, claro, dançar. O texto é de Jonas França, que divide a direção com Alex Borges.

Criado pela mãe na comunidade dos Tabajaras, em Copacabana, Lequinho, o jovem protagonista, consegue seu primeiro emprego, onde acaba conhecendo uma grande paixão. No entanto, entre a vida sentimental e o trabalho, ele não deixa de alimentar o sonho de ser artista. Ensaia incansavelmente ao lado de seus amigos.

Embora a companhia, fundada em 2011, leve o nome do morro dos cabritos, nem todos os integrantes do elenco são da comunidade também localizada em Copacabana.  Estão presentes atores de diversas localidades do Rio de Janeiro, como Bangu, Rocinha, Copacabana, Tijuca e Jacarepaguá, além de outros municípios como Duque de Caxias e São João de Meriti.

Antes de “No Passinho do Tabajaras”, o grupo já havia encenado outros dois espetáculos, sempre fazendo referência à dança e à realidade das comunidades. Primeiro foi “A Vida de um B-Boy”, em 2012, e no ano seguinte, “Morro da Trincheira”. O próximo projeto a ser levado aos palcos pelo grupo deve ser “Anjos do Calçadão”, sobre a vida de meninos de rua de Copacabana que, através da arte, têm suas vidas transformadas.