Peça coreografada sobre a trajetória do homem na Terra estreia na Lapa

Do Rio Encena

O quarteto de atores atua em uma pequena plataforma de 2mx1m Foto: Jaqueline Sapim/Divulgação

O quarteto de atores atua em uma pequena plataforma de 2mx1m Foto: Jaqueline Sapim/Divulgação

Contar a história da humanidade através de linguagem corporal é a proposta de “Hominus Brasilis”, espetáculo que estreia nesta quarta-feira (30/09), às 20h, na Sede das Cias. na Lapa. Com dramaturgia, concepção e direção da Cia. de Teatro Manual, a montagem é fruto de uma pesquisa sobre relevantes momentos do Homem na Terra que serão encenados por meio de coreografia e sonoplastia vocal.

Sem cenários ou adereços, o quarteto de atores atua sobre uma plataforma com medidas bem limitadas: 2m x 1m. Com corpos e vozes, o elenco faz o público identificar passagens marcantes da humanidade, como, por exemplo, a extinção dos dinossauros, a expansão marítima da Europa e as grandes guerras. Além disso, são repassados ainda acontecimentos da história brasileira, como é o caso da chegada dos portugueses, a escravidão, a ditadura militar e a repentina morte do ex-piloto Ayrton Senna.

A ousadia de utilizar  linguagens cênicas pouco convencionais já rendeu frutos à Cia. de Teatro Manual. Em 2014, “Hominus Brasilis” foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2014 na Categoria Direção e também ao Prêmio Cesgranrio 2014 na Categoria Especial pelo
estudo do espaço cênico através da plataforma.

PUBLICIDADE