Peça com texto do renomado Matéi Visniec leva estética inovadora à Caixa Cultural; entradas têm preços populares

Do Rio Encena

O espetáculo utiliza tons de cinza, branco e preto no palco Foto: Valérie Mesquita/Divulgação

A companhia paulista Os Barulhentos chega ao Rio de Janeiro nesta semana com uma das peças do renomado autor romeno Matéi Visniec. Ganhador dos prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Espetáculo e Aplauso Brasil de Melhor Direção, ambos em 2015, “Aqui Estamos com Milhares de Cães Vindos do mar” estreia na Caixa Cultural, no Centro, nessa sexta-feira (22), às 19h. Com entradas a partir de R$ 10 (meia), a temporada vai apenas até 1º de outubro, com apresentações também sábados e domingos, no mesmo horário.

Criado a partir da obra “Cuidado com as Velhinhas Carentes e Solitárias”, também de Visniec, a tragicomédia leva ao palco 14 cenas independentes, mas todas com uma característica em comum: são apresentadas sob tons de cinza, preto e branco, que cobrem palco, cenário e atores, resultando numa estética inovadora em teatro.

Com direção de Rodrigo Spina, a peça encena as 14 tramas divididas em três eixos, que são fronteiras, desertos e agorafobias – medo de atravessar uma rua, uma praça ou uma multidão. Com um personagem cego como fio condutor, as cenas vão dando sequência umas as outras, de modo que a posterior só tenha continuidade após o fim da anterior.

Desta forma, as mais variadas formas de relações e situações são abordadas. Entre elas, a solidão em meio à multidão; a distância entre dois seres na intimidade do lar; a opressão que se dá pelo poder direto do aparato policial ou pelo poder sutil da legalidade e burocracia; e os absurdos cometidos em nome da pátria, religião ou democracia.

– Visniec valoriza o teatro enquanto arte viva, dando ao encenador a liberdade para imprimir seus questionamentos e identidade à apresentação – complementa o diretor Rodrigo Spina.

PUBLICIDADE