Opereta musical com enredo e composições de Noel Rosa faz apresentações gratuitas em Botafogo

Do Rio Encena

A história do protagonista e as canções que o embalam são de Noel Rosa Foto: Luciana Corrêa/Divulgação

Um prato cheio para os fãs de Noel Rosa (1910-1937), o espetáculo “A Noiva do Condutor” faz quatro apresentações, com entrada franca, nos dois próximos fins de semana no Espaço Cultural Furnas, em Botafogo. Sempre às 20h, as sessões estão marcadas para os sábados, dias 20 e 27, e domingos, 21 e 28, com distribuições de senhas a partir das 19h. A opereta musical, escrita em 1935, conta com enredo e canções originais escritas por Noel em parceria com Arnold Gluckmann.

O texto conta a história de Joaquim, um condutor de bondes que se faz passar por um advogado a fim de conquistar o coração de sua amada Helena. Com a oposição do pai dela, Joaquim se mete em algumas peripécias para alcançar o tão sonhado matrimônio. O musical retrata os valores morais dos personagens, revelando o apego ao dinheiro e ao status social, mas com humor e uma leve ironia.

Esta montagem estreou em 2015, em comemoração pelos 80 anos da concepção da obra original e também pelos 30 anos do disco gravado por Marília Pera e Grande Otello com as músicas de “A Noiva do Condutor”. Esta opereta, aliás, por ser original, se diferencia das inúmeras criadas nos anos 30, no Rio de Janeiro, já que em sua grande maioria, tratavam-se de paródias de óperas famosas internacionalmente.

SERVIÇO

Local: Espaço Cultural Furnas
Endereço: Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo
Telefone: (21) 2528-5166
Período: 20/05 à 28/05
Sessões: Sábado às 20h e Domingo às 19h
Elenco: Marcelo Nogueira, Ester Elias e Jose Mauro Brant.
Classificação: 12 Anos
Entrada: Franca (*distribuição de senhas 1 hora antes do começo do espetáculo)
Gênero: Musical
Duração: 80 minutos
Capacidade: 120 lugares

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo