Ocupação realizada somente por mulheres, ‘Ovárias’ leva diversas atividades a Santa Teresa

Do Rio Encena

A ocupação reúne mais de 200 artistas mulheres Foto: Divulgação

O Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa, recebe a partir desse sábado (02) a ocupação “Ovárias”, evento que reúne atividades artísticas de diferentes linguagens, mas com um ponto em comum: todas realizadas apenas por mulheres. Até o próximo dia 10, mais de 200 artistas femininas, cis e transvestigeneres, se apresentarão em sessões de cinema, teatro, dança e performance, entre outras.

Idealizada por Aline Mohamad, Monique Vaillé e Nina Costa Reis, a ocupação tem objetivos bem definidos. Além de promover uma troca de experiências com as mulheres fora do eixo tradicional do Rio de Janeiro, o evento quer dar a elas voz e liberdade para se manifestarem sobre o que quiserem, quebrando barreiras e paradigmas, e apresentando um novo formato de livre coletivo feminino artístico.

Com entrada franca (ou contribuição voluntária por parte do público), “Ovárias” vai promover 23 cenas curtas de teatro, 20 performances, 12 exposições, dois espetáculos de dança, quatro shows e 13 filmes (curtas, média metragens e videoarte). À frente destas apresentações, estarão diretoras, atrizes, performers, fotógrafas, musicistas, pintoras, produtoras e até seguranças. Mas embora sejam apresentadas apenas por mulheres, as manifestações são abertas ao público em geral.

O evento vai até o próximo dia 10 (Divulgação)

Já o lugar escolhido parece perfeito para abrigar uma ocupação exclusivamente feminina. Laurinda Santos Lobo (1878-1946) foi uma entusiasta da cultura que fez de sua casa em Santa Teresa um importante ponto da vida cultural carioca, onde se encontravam grandes intelectuais e artistas da cidade.

SERVIÇO

Local: Centro Cultural Laurinda Santos Lobo
Endereço: Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa.
Telefone: (21) 2215-0618
Ocupação: Sábados e Domingos entre 14h e 21h30
Exposições: Terça a sexta entre 10h e 19h
Período: 02/12 a 10/12
Idealização: Aline Mohamad, Monique Vaillé e Nina Costa Reis
Direção de arte: Carolina Sugahara e Ianara Elisa
Classificação: 16 anos
Entrada: Franca (contribuição voluntária)
Gênero: Ocupação

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo