No clima da Copa! Arenas e lonas municipais vão transmitir jogos da seleção brasileira com entrada franca

Do Rio Encena

Sentido horário: arenas Jovelina Pérola Negra, Jacob do Bandolim, Renato Russo e Dicró Fotos: Divulgação

Alguns dos equipamentos culturais de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) foram convocadas para entrar no clima de Copa do Mundo. Com entrada franca e atividades culturais paralelas, arenas e lonas vão transmitir ao vivo os três jogos – nos dias 17, 22 e 27 de junho – da seleção brasileira na primeira fase do mais importante torneio de futebol do planeta. Confira abaixo a programação na torcida pelo hexa:

A Areninha Renato Russo, na Ilha do Governador, vai transmitir as três primeiras partidas do Brasil, além da grande final no dia 15 de julho. A estrutura tem um telão montado no palco e mesas e cadeiras formando uma “arquibancada” para acomodar o público. O ambiente climatizado, com decoração temática e espaço kids, terá ainda programação especial, com roda de samba antes e após os jogos. A entrada é gratuita, mas ainda não está descartada cobrança de couvert artístico.

Em Guadalupe, na Lona Cultural Municipal Terra, terá como atração o espaço aberto para artistas locais mostrarem seu talento antes, no intervalo e após as partidas. Já na Arena Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, alguns eventos estão programados. Entre eles, o grupo Coração Batuqueiro com uma roda de samba às 13h do domingo (17), antes da estreia.

Rodas de samba também serão realizadas na Arena Carioca Dicró, na Penha Circular, antes dos jogos dos dias 17 e 27, a partir de 12h. Por fim, na Lona Cultural Jocob do Bandolim, no Pechincha, exibirá os três jogos e abrirá as portas sempre uma hora antes do apito inicial. A programação vai oferecer feijoada, rodas de choro e de samba para os adultos, e animação infantil com pula-pula e piscina de bolinhas para a criançada.

Exposições

Também aproveitando a evidência maior que o futebol ganha com o mundial, o Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro, está recebendo a exposição “Futebol x Meta x Linguagem”. Ao todo, 21 artistas e dois coletivos de arte apresentarão até o próximo dia 30 uma média de 35 trabalhos sobre a modalidade através de fotografias, gravuras, pinturas, esculturas, objetos e instalações.

Já o Castelinho do Flamengo abriga a mostra “Atletas Revolucionários”, que evidencia esportistas revolucionários de diferentes eventos esportivos, como a própria a Copa do Mundo de futebol, os Jogos Olímpicos e outros mais.

SERVIÇO

Jogos da Seleção Brasileira
Domingo (17/06) às 15h – Brasil x Suíça
Sexta (22/06) às 09h – Brasil x Costa Rica
Quarta (27/06) às 15h – Sérvia x Brasil

Endereços
Areninha Carioca Renato Russo – Parque Poeta Manuel Bandeira, s/nº, Cocotá – Ilha do Governador.

Lona Cultural Municipal Terra – Rua Marcos de Macedo, s/nº – Guadalupe.

Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna.

Arena Carioca Dicró – Rua Flora Lobo, 184 – Penha Circular.

Lona Jacob do Bandolim – Praça Geraldo Simonard s/n – Pechincha.

Exposições

“Futebol x Meta x Linguagem”
Endereço: Centro de Artes Calouste Gulbenkian, na Rua Benedito Hipólito 125, Centro do Rio.
Data: 9 a 30 de junho
Horário: segunda a sábado, das 10h às 21h
Entrada: gratuita

“Atletas Revolucionários”
Endereço: Castelinho do Flamengo, na Praia do Flamengo 158, no Flamengo.
Data: 7 até 30 de junho
Horário: de quinta a terça, das 10h às 18h.
Entrada: gratuita.

PUBLICIDADE