Nelson Rodrigues é homenageado com estátua em tamanho real na Zona Sul

Do Rio Encena

Nelson Rodrigues é o autor de obras foram levadas ao teatro como "A Serpente) e "O Beijo no Asfalto", entre outros Foto: reprodução/Internet

Nelson escreveu obras que foram levadas ao teatro no Rio como “A Serpente” e “O Beijo no Asfalto”, entre outras Foto: reprodução/Internet

Um dos maiores autores da dramaturgia no Brasil, Nelson Rodrigues (1912-1980) será homenageado com uma estátua no Rio de Janeiro, cidade onde teve encenadas no teatro várias de suas obras, como “O Beijo no Asfalto”, “A Serpente” e “Bonitinha, mas Ordinária ou Otto Lara Rezende”. Assinado pelo escultor Edgar Duvivier, o monumento, de 1,80m, será instalado no próximo dia 21 (quarta-feira) na Praça Inhangá, em Copacabana, primeiro endereço do escritor pernambucano na capital fluminense. A data marca os 36 anos de seu falecimento.

A estátua, de 1,80m, é de ferro e será banhada a ouro Foto: Divulgação

A estátua, de 1,80m, é de ferro e será banhada a ouro Foto: Divulgação

A escultura de ferro, que ainda será banhada em bronze, foi idealizada por Sacha Rodrigues e Crica Rodrigues, netos de Nelson, e pelo produtor Gustavo Nunes, que fizeram o convite a Edgar Duvivier.

– Sonhei em 2013 com uma estátua do meu avô e há 3 anos venho lutando pra tornar esse sonho realidade. Faltava uma estátua do Nelson na cidade e é um grande orgulho vê-lo imortalizado em tamanho natural. Essa escultura é o primeiro passo para uma série de projetos que iremos realizar como um Festival Nelson Rodrigues em Londres, um filme e uma peça baseados em Anjo Pornográfico, além de ações em comemoração aos 75 anos do Vestido de Noiva – adianta Sacha Rodrigues, que só conseguiu tirar o projeto do papel após três anos de espera.

Além do tributo a Nelson Rodrigues, o Rio de Janeiro já serve de cenário para outras esculturas em tamanho real de personalidades. Ao todo, segundo a Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), são 391 monumentos, sendo 92 estátuas e 299 bustos ou efígies. Entre os homenageados, estão Renato Russo, na Ilha do Governador; Noel Rosa em Vila Isabel; Tom Jobim, em Ipanema; Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana e muitos outros.