Nathalia Timberg celebra 90 anos interpretando ícone do mundo fashion em ‘Através da Íris’ no Maison de France

Do Rio Encena

A veterana atriz celebra 90 anos vivendo a estilista Íris Apfel Fotos: Divulgação

Nathalia Timberg está de volta aos palcos cariocas. Depois de uma temporada em São Paulo, a veterana atriz estreia o solo “Através da Íris” nessa sexta-feira (12), às 19h30, no Teatro Maison de France, no Centro. Escrito por Cacau Hygino e dirigido por Maria Maya, o espetáculo sobre a norte-americana Irís Apfel de 97 anos, ícone mundial na arte pop e no mundo fashion, abre as comemorações pelos 90 anos da veterana atriz brasileira, a serem completados em 2019.

Em cena, Nathalia, como Íris Apfel, abre sua residência a uma equipe jornalística para uma entrevista. Ao longo da conversa, ela recorda suas histórias e  dá opiniões sobre os mais diversos assuntos, sempre deixando impressas suas marcas registradas: autenticidade ao se vestir – com misturas de cores, acessórios exuberantes e óculos gigantes – e expressar, um humor ácido e um grande prazer em viver.

Apfel é famosa pela sua vivacidade e estilo extravagante de se vestir

— Uma das maiores surpresas que tive ao escrever ‘Através da Iris’ foi ter encontrado uma segunda personagem, dentro da nossa ‘Estrela Geriátrica’. Não são apenas, moda, estilo, frases ácidas e divertidas que permeiam seu universo. Descobri uma mulher de vida colorida – ela mesma fala que as cores ressuscitam os mortos – com uma larga experiência, movida pela vivacidade, bom humor e coragem. Encontrei uma Iris que serve de exemplo pra todos aqueles que desistiram da vida. Lembrem-se de que ela tem 97 anos e uma imensa alegria de viver — comenta o autor Cacau Hygino.

Íris Apfel passou a ter seu estilo reverenciado no mundo todo aos 84 anos, quando foi tema de uma exposição no Metropolitan Museum de Nova York. Inicialmente, ela apresentaria apenas cinco looks numa pequena galeria. O evento, porém, se transformou numa exposição inteira com mais de 80 modelos seus e cerca de 150 mil visitantes.

Outro feito que a coloca como referência foi ser chamada para decorar a Casa Branca em oito administrações. Íris e seu marido Carl Apfel (1948-2015) trabalharam na sede do governo dos Estados Unidos nas gestões de John Kennedy, Ronald Reagan e Bill Clinton, entre outros.

PUBLICIDADE