Mostra ‘In Cena’ leva seis espetáculos à Arena Chacrinha; entrada é franca

Do Rio Encena

Sentido horário: “O Auto”, “Saia Rodada”, “Casas”, “Chapeuzinho”, “Despertar” e “Raios” Fotos: Divulgação

O público da Zona Oeste, que convive com a distância dos grandes polos de teatro no Rio de Janeiro (exceto a Barra da Tijuca), ganhará uma grande opção nos três próximos fins de semana. A partir desse sábado (30), a Arena Chacrinha, em Pedra de Guaratiba, vai receber a terceira edição da In Cena – Mostra de Linguagens Cênicas, que vai reunir seis espetáculos, entre infantis, dramas e musical. E a notícia fica melhor ainda pelo seguinte: a programação, que vai até 14 de abril, será inteiramente gratuita. Confira o serviço completo clicando aqui ou no fim da página.

Depois das duas primeiras edições, que levaram teatro ao município de Rio das Ostras (2014) e a diferentes equipamentos municipais da capital (2017), a In Cena chega pela primeira vez à Zona Oeste. Com o apoio da Prefeitura do Rio e da Scretaria Municipal de Saúde, a Fetaerj (Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro) pretende contribuir com a descentralização do orçamento cultural, promover ações que incentivem produções teatrais e valorizar os pequenos grupos.

Para esta edição, foram selecionados seis grupos teatrais com atuação na Zona Oeste, cada um responsável por um espetáculo da programação. As companhias receberam apoio financeiro, além de oficinas e suporte técnico e artístico para montagem e aperfeiçoamento de seus trabalhos.

SERVIÇO

Local: Arena Carioca Chacrinha
Endereço: Rua Soldado Eliseu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba.
Telefone:
Período: 30/03 a 14/04
Entrada: Franca
Funcionamento da bilheteria: Não informado
Capacidade: Não informada

“O AUTO DAS CONSCIÊNCIAS” – Grupo MovaNos
Sessão: Sábado (30/03) às 20h
Elenco: Matheus Siar, Franciene Glória, Lucas Loggi, Léo Leal, Gabi Lopes, Dg Martins, Luigi Matheus e Marcos Alexandre
Direção: Hudson Batista
Texto: Lu Fortunato
Classificação: Livre
Gênero: Comédia musical
Duração: 70 minutos
Sinopse: Nessa comédia dramática, um sacerdote faz suas orações para realizar um ritual de exorcismo aos pés de uma grande imagem de um homem branco, aloirado e lânguido, que ele acredita ser Jesus. Ajoelha-se diante da imagem, faz reverência a ela com o sinal da cruz, e inicia o ritual por meio da oração de libertação. Enquanto profere a oração, interferências inusitadas o impedem de concluir o exorcismo.

“SAIA RODADA DE HISTÓRIAS – UMA VIAGEM PELO MUNDO” – 7 Phocus Cia de Teatro
Sessão: Domingo (31) às 16h
Elenco: 7 Phocus Cia de Teatro
Direção: Giselle Flôr
Texto: Giselle Flôr, eRodrigo Veras
Classificação: Livre
Gênero: Infantil
Duração: 60 minutos
Sinopse: Era uma vez, uma saia mágica, que tinha o poder de fazer com que todo ser humano, principalmente as crianças, viajassem por muitos lugares, conhecendo histórias de cada parte do mundo através da imaginação. Saia Rodada de Histórias – Uma viagem pelo mundo – traz as alegrias e tristezas de histórias populares contadas pelo mundo a fora.

“CASAS” – Cia do Invisível
Sessão: Sábado (06/04) às 20h
Elenco: Tony Félix, Bárbara Jordão, Jones Martins e Rosa Nogueira
Direção: Alexandre Damascena
Texto: Alexandre Damascena
Classificação: 14 anos
Gênero: Drama
Duração: 60 minutos
Sinopse: A peça é estruturada em torno de pequenas histórias e memórias partilhadas pelos atores. Memórias de suas casas, memórias cinematográficas, literárias e relatos que escutaram ao longo da vida. São pequenos dramas partilhados em cena que formam um mosaico de possibilidades.

“RAIOS DE SOL” – Grupo Guapoz
Sessão: Domingo (07/04) às 16h
Elenco: Fernando Dias e Sarah Christina Carvalho
Direção: Fernando Dias e Sarah Christina Carvalho
Texto: Fernando Dias e Sarah Christina Carvalho
Classificação: Livre
Gênero: Drama
Duração: 45 minutos
Sinopse: Após a 3ª Guerra mundial e diversos desastres naturais gerados pelos seres humanos, dois sobreviventes se encontram em meio à seca e ao vazio. A falta de água e comida faz com que os andarilhos se estranhem e entrem em confronto, até que vencidos pelo cansaço eles se unem e juntos traçam um caminho em busca da reconstrução da humanidade e da vida.

“DESPERTAR” – Combi – Cia Brasileira de Interpretação
Sessão: Sábado (13/04) às 20h
Elenco: Edilson Salles e Malu Saldanha
Direção: Júlio Venâncio
Texto: Malu Saldanha
Classificação: Livre
Gênero: Drama
Duração: 45 minutos
Sinopse: Dois “jovens” e um conflito: O que fazer após a idade em que a maioria das pessoas acredita que não há mais nada a fazer? Sentar, esperar e lembrar os bons momentos vividos. Mas um fato vem transformar suas vidas. Um novo olhar repleto de possibilidades os faz despertar e enxergar outra realidade.

“CHAPEUZINHO VERMELHO” – Cia Teatro das Mentirinhas
Sessão: Domingo (14/04) às 16h
Elenco: Carolina Kezen, Daniele Mello, Enildo Delatorre, Marília Tapajóz, Thiago Freitas
Direção: Gilson de Barros
Texto: Maria Clara Machado
Classificação: Livre
Gênero: Infantil
Duração: 55 minutos
Sinopse: Mundialmente conhecida, a história, publicada originalmente pelo francês Charles Perrault e, após, pelos Irmãos Grimm, está no imaginário das crianças de todas as partes do mundo. Para continuar propagando-a de forma conectada com o público, a Companhia Teatro das Mentirinhas apresenta o clássico Chapeuzinho Vermelho.

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo

PUBLICIDADE