Montagem do último texto de Nelson Rodrigues, ‘A Serpente’ estreia no CCBB

Do Rio Encena

O espetáculo conta a histórias de duas irmãs apaixonadas pelo mesmo homem Foto: Leekyuna Kim/Divulgação

Duas irmãs apaixonadas pelo mesmo homem e um fim trágico. Mais Nelson Rodrigues (1912-1980) do que isso, impossível! Último texto teatral escrito pelo dramaturgo em 1978, “A Serpente” chega nesta semana ao Teatro II do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em montagem dirigida por Eric Lenate e Erica Montanheiro. A temporada começa nessa sexta-feira (03), às 19h, e vai até 03 de setembro, com sessões também quintas, sábados, domingos e segundas, no mesmo horário.

O espetáculo, que vem de temporada em São Paulo, reúne os atores Carolina Lopez, Fernanda Heras, Eric Lenate, Rodrigo Caetano e Ana Negraes para recontar o drama das irmãs Guida e Lígia. Enquanto a primeira parece viver uma eterna lua de mel após o casamento com Paulo, a segunda sequer conseguiu consumar sua união com Décio. Ao ver do desespero da irmã, que inclusive já cogita o suicídio, Guida decide ceder o próprio marido para que Lígia vá para cama com ele. Passada esta noite de amor, as relações entre os personagens sofrem uma reviravolta, ganhando contornos dramáticos e um desfecho tipicamente rodrigueano.

Esta é a terceira vez de Eric Lenate à frente de um texto do Anjo Pornográfico. Em 2013, ele dirigiu “Vestido de Noiva” e em 2015, “Valsa Nº6”. Após estas experiências, o diretor demonstra admiração pela capacidade do autor de expor as mazelas do ser humano.

— Sua obra deitada no papel é um espelho cruel de nossa face horrorizante. Ele é e será sempre bem-vindo em qualquer período de obscurantismo e miséria intelectual — acrescenta.

PUBLICIDADE