Monólogo sobre Lima Barreto faz curtíssima temporada no Teatro Carlos Gomes com ingressos gratuitos e populares

Do Rio Encena

Hilton Cobra é o protagonista do espetáculo Foto: Valmyr Ferreira/Divulgação

A Cia. dos Comuns leva nesta semana o monólogo “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto” para uma curtíssima temporada de apenas quatro apresentações no Teatro Carlos Gomes, no Centro. Nesta quarta-feira (13), às 15h, e na próxima, às 10h30, as apresentações serão apenas para estudantes e com entrada franca. Já nas duas próximas quintas, dias 14 e 21, às 19h, os ingressos custam entre R$ 5 e R$ 20. Para mais informações, clique no título da peça acima.

Dirigido por Fernanda Julia, o espetáculo solo tem texto de Luiz Marfuz escrito especialmente para o ator Hilton Cobra, que está comemorando 40 anos de carreira. Trata-se de um trabalho livremente inspirado na obra do jornalista e escritor carioca Lima Barreto (13/5/1881 – 01/11/1922). Na dramaturgia fictícia, trechos de livros como “Diário Íntimo” e “Cemitério dos vivos” são entrecruzados com livre imaginação para contar uma trama que começa com a morte do próprio Lima.

A partir daí, os eugenistas – classe definida pelo britânico Francis Galton (1822-1911) como a dos “bem nascidos” que definem as qualidades raciais das gerações futuras – pedem a exumação do corpo a fim de descobrir como o cérebro de um negro teria condições de criar inúmeras obras literárias – romances, crônicas e afins – uma vez que, segundo eles acreditavam, o privilégio da arte nobre e da boa escrita eram restritas às “raças superiores”. Com isso, o que a peça faz é abordar as várias faces da personalidade e da capacidade do escritor.

PUBLICIDADE