Midrash recebe sequência de leituras teatrais com entrada franca

Do Rio Encena

A leitura de "Quenga! Quenga! Quenga!" está marcada para o dia 29/07 Foto: Ana Valsera/Divulgação

A leitura de “Quenga! Quenga! Quenga!” está marcada para o dia 29/07 Foto: Ana Valsera/Divulgação

O Midrash Centro Cultural, localizado no Leblon, recebe nas próximas duas semanas, sempre segundas e quartas às 20h30, quatro leituras teatrais. Entre os autores “lidos”, estarão Domingos de Oliveira e o já falecido Gugu Olimecha, entre outros. Como toda as apresentações terão entrada franca, a administração da casa trabalhará com o sistema de reservas, que poderão ser feitas através do email secretaria@midrash.org.br.

A programação começa nesta segunda (20/07) com “Dois Contra o Mundo”, de Domingos de Oliveira. A obra é uma comédia romântica e conta a história de uma mulher que engata a sua primeira relação após o fim do casamento com o ex-marido, a quem amou muito. Depois de pedir divórcio por descobrir que estava sendo traída, a protagonista larga tudo no interior de São Paulo e desembarca no Rio de Janeiro, onde conhece sua mais nova cara-metade: um jovem atrapalhado e fracassado ator de stand-up, que mora em cima do Baixo Gávea. Essa nova realidade, porém, não a impede de se jogar de cabeça no novo romance.

Dois dias depois, na quarta seguinte (22/07), é a vez de “Os Incorretos”. O texto do cartunista Nani Lucas e de Gugu Olimecha narra a saga de dois escritores que se afugentam dentro do próprio apartamento após lançarem um livro tido como politicamente incorreto. Entre aqueles que se revoltam com a publicação e invadem o prédio onde a dupla mora, estão terroristas e criminosos. Encurralados, os dramaturgos buscam a ajuda de uma empresária gananciosa para elaborar um arriscado plano de fuga.

Com um humor irônico, a comédia aborda a liberdade de expressão e o famoso “politicamente correto”. O texto foi o último escrito pelo comediógrafo Gugu Olimecha, que faleceu em 2014, aos 72 anos. A leitura da obra inédita será em sua homenagem.

Já na segunda da outra semana (27/07), o Midrash apresenta “Depois Deste Desterro”, de Marcelo Aquino. Nesta obra, o tema central são as relações humanas no limite da emoção. Em tempos de intolerâncias dos mais variados tipos, o texto mergulha na vida de três personagens aprisionados em uma teia de relações. De frente para uma narração que funde ator, narrador e personagem, o público é convidado a ser cúmplice dos acontecimentos na cena.

 

Carolina Virguez está na leitura de "Depois Deste Desterro", que será apresentada no dia 27/07 Foto: Divulgação

Carolina Virguez está na leitura de “Depois Deste Desterro”, que será apresentada no dia 27/07 Foto: Divulgação

Por fim, na quarta (29/07), a comédia “Quenga! Quenga! Quenga!” é apresentada com música cantada e tocada ao vivo. Ambientada no imaginário nordestino, a história reúne um cangaceiro vingador, um padre pecador, um anjo folião e uma diaba enamorada à vida de uma Quenga que, por querer ser santa, deve fazer o milagre de chover no
sertão. A aposta para tal milagre, pensa ela, só pode ser o amor.

FICHA

Local: Midrash Centro Cultural
Endereço: Rua General Venâncio Flores, Nº 184, Leblon.
Telefone: (21) 2239-1800 / 2239-2222
Horário: Sempre às 20h30
Entrada: Gratuita

“Dois Contra o Mundo”

Dia: Segunda (20/07)
Elenco: Renata Paschoal e Matheus Souza
Texto: Domingos de Oliveira
Direção: Priscilla Rozenbaum
Classificação: 12 anos

“Os Incorretos”

Dia: Quarta (22/07)
Texto: Nani Lucas e do Gugu Olimecha
Direção: Diego Molina
Classificação: 16 anos

“Depois Deste Desterro”

Dia: Segunda (27/07)
Elenco: Carolina Virguez
Texto: Marcelo Aquino
Classificação: Livre

“Quenga! Quenga! Quenga”

Dia: Quarta (29/07)
Elenco: Grupo de teatro Revoada
Texto: Segundo Torres
Classificação: 12 anos

 

PUBLICIDADE