Mesmo com enredo linear e didático, “Diário de Pilar na Grécia” conquista na qualidade de atores e cenário

Péricles Vanzella

Péricles Vanzella

31 anos, é doutorando em Artes Cênicas pela Unirio, ator, sapateador e cantor.

Em cartaz no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, “Diário de Pilar na Grécia” reúne elementos de qualidade na confecção de um produto final bem acabado.

A peça conta a história de Pilar, uma menina que ganha de presente uma rede mágica. Quando seu avô, de quem era muito próxima, vai para a Grécia e demora a retornar, Pilar, triste, confina-se em seu quarto. Enrolada na rede com seu gato, são subitamente transportados para a Grécia Arcaica, habitada por deuses e heróis. Sua jornada se dá neste mundo mitológico, à procura de seu avô.

O cenário de Natália Lana consegue dar conta deste salto contextual entre o mundo contemporâneo brasileiro e o mundo grego calcado em um imaginário coletivo: tão importante quanto o retrato fiel das famosas colunas de pedra, por exemplo, é a expressão de uma grandiosidade e estilização com as quais estamos habituados a conviver com a mitologia grega através de filmes, séries, livros, etc. Além de alcançar esta soma de referências, o cenário ainda consegue intercalar estruturas maiores e fixas com outras móveis, que formam quadros a partir da justaposição de objetos. Muito bom!

Os figurinos de Bruno Perlatto também conseguem realizar a façanha de congregar elementos gregos clássicos com outros estilizados, na tarefa difícil de vestir deuses, semideuses e heróis sem deixar que percam peso e sem cair no anacronismo.

Os atores, por fim, colorem o que poderia ser negativamente didático em uma narrativa carismática e repleta de nuances!

É importante notar como a qualidade dos elementos cênicos (cenário, figurino e atuações) conseguiram dar forma a um enredo linear e sem um conflito central. No fim das contas, mesmo diante de uma tendência a tornar-se uma aula monótona, “Diário de Pilar na Grécia” é espetáculo bem acabado que celebra o cuidado de seus elementos e o carisma de seus atores.

Um abraço e até domingo que vem!
Dúvidas, críticas ou sugestões, envie para pericles.vanzella@rioencena.com.br.

PUBLICIDADE