‘LTDA.’ entra em cartaz no Teatro Eva Herz para falar sobre as ‘fake news’

Do Rio Encena

O espetáculo é encenado pelo Coletivo Ponto Zero Foto: Ricardo Borges/Divulgação

O espetáculo “LTDA.” (abreviatura para limitada) estreia nessa quinta-feira (05), às 19h, no Teatro Eva Herz, no Centro, abordando um tema super em voga: as “fake news”. Com diferentes objetivos, uns mais perigosos do que outros, incontáveis notícias falsas se alastram pela Internet – principalmente nas redes sociais – confundindo milhões de pessoas e fazendo-as compartilhar (e propagar ainda mais) informações infundadas e difamatórias.

Responsável pela direção do espetáculo, Débora Lamm acredita que o teatro pode ser uma fundamental ferramenta para discutir e trazer à luz um tema importante e atual como as “fake news”.

— Escolhi dirigir “LTDA.” por entender que o teatro é um espaço democrático, um lugar essencial para fomentar relevantes debates sobre o momento sombrio em que atravessamos — explica a diretora, que comanda um elenco formado pelo Coletivo Ponto Zero.

Na trama escrita por Diogo Liberano, um jovem recém-formado em jornalismo chega para a sua primeira entrevista de emprego acreditando que trata-se de uma vaga para uma agência de comunicação. Entretanto, conforme o processo vai se desenrolando, o rapaz vai descobrindo o verdadeiro “negócio” praticado ali: inventar e divulgar notícias que possam beneficiar seus clientes.

Inclusive, tais serviços são contratados por um aspirante à presidência da República, em pleno ano de eleições, deixando a sensação de permanente de desconfiança sobre o que é inventado e o que é um fato de verdade.

— Mais uma vez, venho através de uma dramaturgia colocar em questão o ser humano e a sua ganância por dinheiro e poder. No caso desta criação, manifesto o meu espanto com o grande comércio que se tornou a produção de notícias falsas — complementa Liberano.

PUBLICIDADE