Inspirada em clássicos do cinema dos anos 50 e 60, tragicomédia ‘Tudo Sobre Elas’ chega à Laura Alvim

Do Rio Encena

Sônia Lima (E) e Nina de Pádua vivem uma relação conflituosa na peça Foto: Ricardo Fujii/Divulgação

Uma viagem aos clássicos do cinema dos anos 50 e 60, como “A Malvada” (1950) e “O Que Teria Acontecido a Baby Jane?” (1962), “Tudo Sobre Elas” estreia nessa semana na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Texto inédito de Emílio Boechat, que levou 20 anos para ficar pronto, a tragicomédia sobre a misteriosa relação entre uma atriz desmemoriada e sua maior fã entra em cartaz na sexta-feira (04/08), às 21h.

– Tive a ideia para essa peça inspirado nestes dois filmes que sempre achei muito teatrais, ambos com duas personagens femininas fortes, antagônicas e ambíguas, se revezando nos papéis de vítima e vilã… Rascunhei uma sinopse com uma trama original e uma abordagem cômica, já que tenho esse defeito de ver graça na desgraça alheia – brinca o autor.

Com direção e trilha sonora de de Barbara Bruno, a peça de humor ácido se passa no quarto de uma casa de repouso do início dos anos 1960, onde estão Heloísa e Regina, personagens interpretados por Sonia Lima e Nina de Pádua, que transitam entre o amor e o ódio. A primeira é uma atriz que fez muito sucesso no passado, mas, devido a um trauma que encerrou sua carreira e ao diagnóstico de um câncer terminal, agora vive esquecida no asilo. Já a segunda é a sua maior fã e única companhia. Desta relação, no decorrer da trama, vão surgindo segredos que culminam num final surpreendente.

Sonia Lima, idealizadora do projeto, ressalta que a peça tem como uma das propostas chamar a atenção para a ambiguidade das pessoas.

– Essa tragicomédia convida as pessoas a avaliarem as relações, pois somos todos vilões e mocinhos travando batalhas dia após dia e somente nossas ações determinam a predominância do personagem que atuará sobre nós – comenta.

“Tudo Sobre Elas” segue no Teatro Laura Alvim até o dia 27, haverá apresentação ainda aos sábados, também às 21h, e domingos, ás 20h. As entradas custam a partir de R$ 30 (meia).