‘Heisenberg – A Teoria da Incerteza’: Texto bom e leve pavimenta ótima atuação de Bárbara Paz

Péricles Vanzella

Péricles Vanzella

31 anos, é doutorando em Artes Cênicas pela Unirio, ator, sapateador e cantor.

Em cartaz no Teatro Poeira, “Heisenberg – A Teoria da Incerteza”, texto de Simon Stephens e direção de Guilherme Piva, narra a relação entre um casal com extrema diferença de idade. O caráter leve do texto permite transições acentuadas de Bárbara Paz, fazendo com que a atriz divida o primeiro plano da montagem.

Se, por um lado, o enredo simples poderia comprometer o ritmo do espetáculo, por outro, estabelece um bom pano de fundo para os dois elementos que acabam assumindo o protagonismo: a comicidade inerente das situações construídas, e a comicidade oriunda de uma relação de personagens contrastantes, em diferentes sentidos – esta última ganhando verdadeira valorização na interpretação intensa de Bárbara Paz.

A cenografia de Sérgio Marimba, além de solução elegante para a ambientação de contextos distintos, dentre os quais um açougue, contribui muito para a peça ao oferecer um “espaço vazio” com elementos suficientes para uma interação quase ilimitada dos atores dentro das situações impostas pelo enredo.

Os figurinos de Antonio Rabadan seguem a mesma linha: uma discrição não neutra, que permite o trânsito pelas variações do texto e das atuações sem deixar de constituir uma digital, bem como um lugar e um tempo.

Já o desenho de luz de Beto Bruel estabelece claramente uma atmosfera escura, de solidão e mistério entre os personagens.

Everaldo Pontes faz o contraponto da transtornada personagem de Bárbara Paz, sendo também o porta-voz do espectador.

A direção de Guilherme Piva, como talvez já evidenciado, organiza as disparidades numa espécie de “equilíbrio gangorra”, que, ao invés de estabilidade, impõe-se por meio de um constante jogo, uma constante oposição de vetores, que é, também, o principal agente da comicidade que permeia todo o espetáculo.

Um abraço e até domingo que vem!
Dúvidas, críticas ou sugestões, envie para pericles.vanzella@rioencena.com.br.

PUBLICIDADE