Gustavo Gasparani adapta o clássico ‘Otelo’ para o morro da Mangueira em quatro sessões no Teatro Cesgranrio

Do Rio Encena

A oficina gratuita para os atores teve duração de quatro meses Foto: Claudio Pompeu/Divulgação

Os alunos da 1ª Oficina de Teatro Musical Cesgranrio se apresentam nesta semana no teatro da própria fundação, localizado no Rio Comprido, com uma adaptação inusitada de uma das mais famosas obras de William Shakespeare (1564-1616). Com texto e direção do renomado Gustavo Gasparani, “Otelo da Mangueira” “desconstrói” a trama de “Otelo”, escrita por volta de 1603, levando-a ao morro que deu origem à Estação Primeira de Mangueira e propondo um mergulho no universo do samba e também no carnaval dos anos 40. Com entrada franca, as quatro sessões acontece nessa quinta (07) e sexta (08), às 19h, e sábado (09) e domingo (10), às 20h.

Nesta versão, a guerra contra os turcos da história original, por exemplo, vira uma disputa para ganhar o Carnaval. Já outro episódio marcante de “Otelo”, a batalha em Chipre, se torna a eleição para o samba-enredo oficial da escola local. No entanto, apesar  das adaptações, elementos marcantes da obra como vingança, traição, ciúmes, amores e ódio são mantidos.

“Otelo da Mangueira” é o projeto de conclusão da oficina que teve duração de quatro meses, com ensaios gratuitos para os participantes. O objetivo do curso é aperfeiçoar a performance de atores e atrizes em espetáculos musicais. Fundamentos como canto, dança, expressão corporal, interpretação, preparação vocal e cuidados com a voz são trabalhados nas aulas.

SERVIÇO

Local: Teatro Cesgranrio
Endereço: Rua Santa Alexandrina, 1011 – Rio Comprido.
Telefone: (21) 2103-9682
Sessões: Quinta (07) e sexta (08) às 19h; sábado (09) e domingo (10) às 20h.
Período: 07/12 a 10/12
Direção: Gustavo Gasparani
Texto: Gustavo Gasparani
Classificação: Não informada
Entrada: Franca
Funcionamento da bilheteria: Distribuição de senhas começa uma hora antes do início do espetáculo
Gênero: Tragédia
Capacidade: 300 lugares

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo