Grátis! ‘A Guerra não tem Rosto de Mulher’ faz quatro sessões com entrada franca no Espaço Furnas Cultural

Do Rio Encena

Priscilla Rozenbaum (E), Carolyna Aguiar (C) e Luisa Thiré formam o elenco da peça Foto: Divulgação

O Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, vai receber o espetáculo “A Guerra não tem Rosto de Mulher”, que relata dramas femininos em campos de batalha, para quatro apresentações gratuitas. As duas primeiras acontecem já nesse fim de semana, sábado (26) e domingo (27), às 19h, mesmo horário das outras duas, marcadas para os dias 09 e 10 de junho. Confira o serviço completo no fim da página.

A dramaturgia da peça – que está em cartaz também no Teatro dos Quatro – foi construída coletivamente entre Carolyna Aguiar, Luisa Thiré e Priscila Rozembaum, atrizes que dividem o palco, e o diretor Marcelo Bosschar. A inspiração deles veio do livro homônimo da escritora bielorrussa Svetlana Alexievich, ganhadora do Nobel de Literatura, que entrevistou centenas de mulheres sobreviventes à Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Num cenário cru e com figurinos genéricos, as atrizes privilegiam movimentos corporais e coreografias a fim de dar foco ao lado humano em cena, deixando de lado referências de lugar e tempo. A proposta é mergulhar fundo apenas nos sentimentos que podem acometer uma mulher no front, como dores, perdas e o risco real de morte, além de dramas mais específicos como frio, fome e violência sexual.

— Ao retirarmos referências geográficas e culturais, fazemos com que “a Guerra” possa ser qualquer guerra, inclusive as urbanas que estão tão próximas de todos nós. O que restou foram mães, irmãs, filhas e avós. Todos nós entendemos a linguagem da perda, da esperança e do amor. A peça é universal pois é humana, são mulheres que morreram e outras que sobreviveram nas guerras passadas e nas presentes — acrescenta o diretor.

SERVIÇO

Local: Espaço Furnas Cultural
Endereço: Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo.
Telefone: (21) 25285166
Sessões: Sábado (26/05) e domingo (27/05) às 19h; sábado (09/06) e domingo (10/06) às 19h
Período: 26/05, 27/05, 09/06 e 10/06
Elenco: Carolyna Aguiar, Luisa Thiré e Priscilla Rozenbaum
Direção: Marcelo Bosschar
Texto: Carolyna Aguiar, Luisa Thiré, Priscilla Rozenbaum e Marcelo Bosschar
Classificação: 14 anos
Entrada: Franca
Funcionamento da bilheteria: Distribuição de ingressos 1h antes do espetáculo; 1 (um) ingresso por pessoa
Gênero: Drama
Duração: 80 minutos
Capacidade: 192 lugares

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo

PUBLICIDADE