Focus Cia de Dança leva espetáculo ‘Still Reich’ para curta temporada no Teatro Cacilda Becker

Do Rio Encena

O espetáculo é feito de peças compostas a partir de músicas do compositor Reich Foto: Fernanda Valois/Divulgação

A Focus Cia de Dança chega semana que vem ao Teatro Cacilda Becker, no Catete, para mais uma temporada de “Still Reich”. Décimo espetáculo do repertório da trupe, a montagem, que estreia na quinta-feira (29), 20h, reúne os oito bailarinos do corpo atual para apresentar quatro coreografias de Alex Neoral, que se inspirou em músicas do compositor novaiorquino Steve Reich para elaborá-las.

— O espetáculo apresenta peças coreográficas que se assemelham muito com às composições de Reich, que apresentam um fascínio pela combinação, pela questão abstrata, que vira uma música, assim como as coreografias, que combinam gestos aleatórios, criando universos a partir disso, sem um assunto pré-existente — explica o coreógrafo, que é o fundador da cia.

As coreografias apresentadas são as seguintes: “Pathways” (2008), que faz uma síntese da linguagem da cia. e busca criar uma nova obra a partir de trechos pré-existentes; “Trilhas” (2010), extrato do espetáculo ‘Ímpar’, que trata do instante em que se muda o seguinte; “Keta” (2018), indicada em três categorias do Prêmio Cesgranrio de Dança, que se inspira no universo tribal e ritualístico da África; a inédita “Wood Steps” (2018), inspirada na cultura nômade, falando sobre pessoas que “moram no mundo”.

As coreografias fazem diferentes abordagens, como a vida nômade e o universo tribal e ritualístico na África

Em 18 anos de estrada, a Focus já se apresentou em mais de 90 cidades brasileiras e também em outros países, como Bolívia, México, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Como passagens marcantes desta trajetória, a cia. participou, em 2018, das gravações do filme ‘Eduardo e Mônica’ – com lançamento previsto para 2019 – e esteve na edição 2017 do ‘Rock In Rio’, ao lado da cantora Fernanda Abreu.

PUBLICIDADE