Festival EncontrArte promove apresentações gratuitas de 17 espetáculos em Nova Iguaçu

Do Rio Encena

Sentido horário: “Antígona”; “Em um Lugar”; “Dom Quixote”; “Omi” Fotos: Divulgação

Com uma programação eclética e 100% gratuita, como de praxe, o festival EncontrArte abre nesta semana sua 16ª edição em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A partir de quinta-feira (28) até 07 de outubro, 17 espetáculos – 10 adultos e sete infantis – de diferentes estilos e gêneros serão apresentados no Sesc e na Casa de Cultura locais. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Entre os objetivos do evento – feito em parceria com o Sesc, a prefeitura e a câmara municipal de Nova Iguaçu estão: formar plateia tanto infantojuvenil, quanto adulta; consolidar um núcleo de produção teatral na Baixada; ampliar o mercado de trabalho para artistas e técnicos em artes cênicas; e levar ao público de Nova Iguaçu peças de qualidade, especialmente as produzidas na própria região.

– A arte, além de tudo, é um oficio e, como tal, deve ser reconhecido e remunerado. Não podemos nos esquecer jamais disso, senão perdemos totalmente a razão da nossa luta por melhores condições de trabalho – argumenta Fábio Mateus, um dos diretores do festival.

O XVI EncontrArte vai fazer uma homenagem local ao ator e dramaturgo Cesário Candhí, além de uma in memorian a Paulo Goulart. Já o tributo principal será para Andrea Beltrão, protagonista da atração que inaugura esta edição na quinta, às 20h.

Livremente inspirada na obra homônima de Sófocles, a tragédia “Antígona”, com texto de Amir Haddad e da própria Andrea, conta a saga da personagem-título, fruto de um casamento incestuoso entre Édipo e sua mãe, Jocasta. Presa e condenada à morte por seu tio Creonte, o Rei de Tebas, por tê-lo desobedecido, a protagonista pena ainda mais depois de saber que seu irmão não poderá ser sepultado de acordo com as tradições religiosas de seu povo. Após conseguir finalmente enterrá-lo, o que lhe resta é pagar com a própria vida pela desobediência civil.

Dia para a criançada

A partir do dia 29, mais 16 montagens, produzidas por companhias de cidades como Rio de Janeiro, São Gonçalo, Maricá, São Paulo e a própria Nova Iguaçu, serão encenadas até 07/10. Já no dia seguinte, haverá uma sequência de atrações voltadas para as crianças. Na Praça do DPO, em Miguel Couto, entre 9h e 13h, serão realizadas atividades de teatro, recreação e cidadania, além de distribuição de brinquedos, arrecadados durante o festival, em comemoração ao dia das crianças.

Após 15 edições, o EncontrArte reúne alguns números significativos. Mais de 100 cias, sendo a maioria da Baixada, já apresentaram cerca de 250 espetáculos, 31 oficinas e nove seminários. Em relação ao público, aproximadamente 200 mil pessoas já acompanharam  as atrações do evento.

PUBLICIDADE