Espetáculo itinerante por ruínas de antiga biblioteca em Santa Teresa inicia temporada com entrada franca

Do Rio Encena

As cenas são feitas em diferentes partes do imóvel Foto: Carolina Calcavecchia/Divulgação

O prédio que abrigava a antiga Biblioteca Popular de Santa Teresa recebe, em seus diferentes cômodos, o espetáculo “Eu Vou Aparecer bem no Meio do seu Sonho” a partir desse fim de semana. Do gênero site-specific (que vai de acordo com o ambiente, incorpora o espaço à obra) e itinerante, a peça, de 70 minutos, conduz o público pelos dois andares do imóvel, que fica no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, traçando um paralelo entre os conceitos de “cativar” e “cativeiro”. As três primeiras apresentações, nessa sexta (05), no sábado (06) e no domingo (07), terão entrada franca. Já para o restante da temporada, que vai até 25 de junho, os ingressos custam R$ 30 (inteira).

Ao longo de cinco meses, o elenco, formado por cinco atores, ensaiou no edifício e pesquisou esta relação entre “cativar” e “cativeiro”, vocábulos fundamentais para a trama e que apesar da grafia semelhante, têm significados totalmente distintos.

– Estamos vivendo um maniqueísmo total, tudo é branco ou preto. A realidade é muito mais complexa e nossas maiores prisões são absolutamente apaixonantes. Queríamos nos debruçar sobre os cativeiros que, de tão cativantes, nos fazem retornar a eles todos os dias – filosofa o diretor Ricardo Cabral, que em 2016, ganhou o Prêmio Sesc de novas dramaturgias pelo texto de “Max”.

Ricardo e toda a equipe de criadores vão ministrar durante a temporada uma oficina gratuita com cinco dias de duração. Os encontros são destinados a artistas interessados no processo de criação do trabalho.

PUBLICIDADE