Espetáculo de dança mistura Chico Buarque e Candido Portinari em curtíssima temporada na Caixa Cultural

Do Rio Encena

O espetáculo da Focus Cia. de Dança fica em cartaz apenas até o próximo dia 30 Foto: Cristina Granato/Divulgação

A Focus Cia. de Dança leva o espetáculo “Saudade de Mim” à Caixa Cultural, no Centro, para uma curtíssima temporada. Entre essa quinta-feira (20) e o próximo dia 30, de quinta a domingo às 19h, a montagem leva ao palco uma dobradinha entre a obra do artista plástico brasileiro Candido Portinari (1903-1962) e a música de Chico Buarque. A direção é de Alex Neoral, que ainda compõe o elenco ao lado de outros sete bailarinos.

– Senti a necessidade de mergulhar e trazer, mais concretamente, para a dança, a presença de outras linguagens que já se esboçavam em minhas criações anteriores – explica Alex.

Em cena, Pedro, Maria, Bárbara e outros personagens oriundos de diferentes composições de Chico – como “Olha, Maria” e “Trocando em miúdos” – convivem em ambientes criados por Portinari em algumas de suas mais famosas telas, como por exemplo, “O espantalho”, “Casamento na roça” e “O mestiço”. Recheada de poesia, a peça utiliza essa mistura para contar histórias de dores, amores e triângulos amorosos.

– A ideia não é reproduzir artes já existentes, mas, a partir da fusão de linguagens distintas, resultar em um espetáculo de dança contemporânea afetado pelas obras destes dois artistas – encerra Alex, que já rodou com o espetáculo por 11 cidades brasileiras, acumulando cerca de 20 mil espectadores, desde a estreia em 2014.

PUBLICIDADE