Espetáculo de dança inspirado no passinho faz curta temporada na Tijuca

Do Rio Encena

Dez performers se apresentam com movimentos a elaborados a partir do passinho Foto: Peter Hönnemann/Divulgação

Dez performers se apresentam com movimentos a elaborados a partir do passinho Foto: Peter Hönnemann/Divulgação

O passinho, dança urbana oriunda do funk carioca, é a principal fonte de inspiração do espetáculo de dança “Suave”, que estreia nesta sexta-feira (13/05), 20h, no Teatro Angel Viana (Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro), na Tijuca. Com direção da coreógrafa Alice Ripoll, a montagem, que fica em cartaz apenas até 22/05, reúne 10 performers cujos movimentos surgem a partir do estilo que explodiu nas comunidades do Rio de Janeiro misturando frevo, samba e hip-hop.

– Levar o passinho para um espetáculo longo é desdobrar a linguagem do passinho, em diversas possibilidades: mais lenta, em duo por exemplo. Assim diversificamos do que é feito nas ruas – ressalta Alice.

Sobre o processo de construção do espetáculo, que estreou em 2014, a diretora procurou aguçar a criatividade através jogos de improvisação e e exercícios em grupos. Dentro desta dinâmica, os dançarinos absorveram o improviso cênico dentro da dramaturgia, o que acabou dando origem às cenas.

– Cada um trouxe um pouco da sua linguagem, as performances foram criadas a partir do encontro. Não trabalho com uma ideia pré-concebida e sim a partir da energia pessoal de cada um – complementa a diretora.

PUBLICIDADE