Entrada franca: Unirio monta e recebe espetáculo ‘Em Alto mar’ para cinco apresentações

Do Rio Encena

O espetáculo é uma montagem da própria Unirio Foto: Bruno Karvan/Divulgação

Três náufragos, isolados numa jangada no meio do oceano e sem comida, decidem que alguém “daquela sociedade” deve ser devorado para que os outros sobrevivam. Esta é a história de “Em Alto mar”, espetáculo escrito pelo polonês Slawomir Mrozek  em 1961 que volta a ser encenado a partir de uma montagem didática da Escola de Teatro da Unirio, que fará no Palcão da própria universidade um total de cinco apresentações: um ensaio aberto, uma sessão para público e convidados e outras três para o público em geral. Todas terão entrada franca. Confira o serviço completo no fim da página.

Após um hiato de mais de 30 anos, quando dirigiu uma segunda montagem de “Em Alto mar”, o alemão naturalizado brasileiro Ewald Hackler volta a estar à frente do espetáculo. Agora, Hackler, que já trabalhou com atores do dramaturgo e diretor alemão Bertolt Brecht (1898-1956), dirige cinco alunos/atores que encaram sua primeira montagem didática, fruto de um seminário de aulas da disciplina Prática de Montagem Teatral.

Recheado de sarcasmo e críticas políticas, “Em Alto mar” tem um caráter didático, o quê, aliás, foi um dos motivos para que fosse escolhido para a montagem. A obra é considerada um texto formalizado, do gênero “fábula”, que pode ser dissecado em cenas independentes entre si. Bertolt Brecht cultiva e sistematiza o procedimento com maestria, mas não fora seu inventor. E nesta montagem, Hackler procura apresentar as cenas separadamente.

SERVIÇO

Local: Palcão da Unirio
Endereço: Avenida Pasteur, 436 – Urca.
Telefone:
Sessões: Quarta (27/06) às 19h (ensaio aberto); Quinta (28/06) às 18h (estreia para público e convidados); sexta (29/06), sábado (30/06) e domingo (01/07) às 19h
Período: 27/06 a 01/07
Elenco: Guedes, Osvaldo Baraúna, Vanessa Rocha, Venâncio Cruz e Virgínia Bravo
Direção: Ewald Hackler
Texto: Slawomir Mrozek
Classificação: 14 anos
Entrada: Franca
Gênero: Comédia
Duração: 60 minutos
Capacidade: 80 lugares

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo

 

PUBLICIDADE