Em cartaz no Sesc Ginástico, espetáculo de dança apresenta coreografia baseada em filmes

Do Rio Encena

Os movimentos dos artistas são inspirados em elementos cinematográficos Foto: Paula Kossatz/Divulgação

Os movimentos dos artistas são inspirados em elementos cinematográficos Foto: Paula Kossatz/Divulgação

Em comemoração aos seus 15 anos de estrada, a Focus Cia. de Dança estreou na ultima semana, no Sesc Ginástico, um espetáculo que promete agradar tanto aos fãs de dança, quanto aos de cinema. Com direção, concepção e coreografia de Alex Neoral, “Cinequanon” reúne no palco mais de 30 filmes que servem de inspiração para os movimentos dos oito bailarinos em cena. A montagem faz somente mais quatro apresentações no Centro: dias 24, 25, 26 e 27, às 19h.

Entre obras cinematográficas de diferentes épocas e gêneros, como “Tempos modernos”, “Psicose”, “O Poderoso Chefão”, “Dogville”, “Matrix”, “Ensaio sobre a cegueira”, “Tudo sobre minha mãe” e outras, praticamente tudo serve de inspiração para “Cinequanon”. Desde trilhas sonoras até os títulos em si, passando por referências, cenas e figurinos.

Ainda sobre gêneros, o espetáculo tem momentos que remetem a drama, romance, suspense e comédia para costurar histórias de personagens como o Super Herói, a Princesa, o Xerife, o Soldado e a Enfermeira, entre outros. No entanto, ressalta Neoral, o universo do cinema serve de inspiração não apenas para produções como a sua, mas também para vida de um modo geral.

– Fulano tem uma ‘casa de cinema’ com ‘vista cinematográfica’. Você entra em um ambiente em que toca alguma música e pensa: ‘parece que estou num filme’. É o cinema no mundo real. São muitas as possibilidades de afeto que surgem, bem como histórias pessoais que podem ser contadas através de uma canção que embalou uma clássica cena de cinema americano. Atrás disso, seguimos – complementa.

PUBLICIDADE