Drama ‘Por Elas’ volta a falar sobre feminicídio em duas sessões gratuitas no Centro Cultural do Poder Judiciário

Do Rio Encena

“Por Elas” aborda violência contra as mulheres a partir de histórias reais Foto: Marcelo Carnaval/Divulgação

Diante dos seguidos casos de violência contra mulheres que vêm sendo noticiados diariamente, torna-se de extrema importância debater o tema nas mais diversas plataformas. No teatro, uma das abordagens acontece no espetáculo “Por Elas”, que está de volta ao Centro Cultural do Poder Judiciário – onde estreou em agosto do ano passado – para duas apresentações com entrada franca, que acontecem na quinta (24) e na sexta (25), às 19h. Confira o serviço completo no fim da página.

O texto de Ricardo Leite Lopes e Sílvia Monte – que também assina a direção – foi construído a partir de histórias verídicas de mulheres que sofreram algum tipo de violência por parte de homens – na maioria das vezes, os próprios maridos, namorados, companheiros… No palco, as atrizes Adriana Seiffert, Deborah Rocha, Elisa Pinheiro, Flavia Botelho, Gisela de Castro, Letícia Vianna, Renata Guida e Rosana Prazeres interpretam mulheres que, assim como outras várias brasileiras, carregam lembranças nas quais a figura masculina protagoniza relações “amor x ódio” e “submissão x poder” numa sociedade ainda muito machista.

Além das atrizes, João Lucas e Lucas Gouvêa também integram o elenco nos papéis dos agressores. Já a equipe técnica conta apenas com mulheres: Luci Vilanova assina o figurino; Ana Luzia de Simoni é responsável pela iluminação Maira Freitas é a autora da trilha sonora original; Nena Braga é a operadora de iluminação.

“Por Elas” nasceu de uma pauta criada pelo Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro visando ao combate à violência doméstica. Desde 2016, o CCMJ desenvolve o programa “Teatro na Justiça”, que previa montagens que contribuíssem para a reflexão, a prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher pela sociedade brasileira.

SERVIÇO

Local: Sala Multiuso do Museu da Justiça
Endereço: Centro Cultural do Poder Judiciário – Rua Dom Manuel, 29 – Centro.
Telefone: (21) 3133-2721 / 3133-3738
Sessões: Quinta (24) e sexta (25) às 19h
Elenco: Adriana Seiffert, Deborah Rocha, Elisa Pinheiro, Flavia Botelho, Gisela de Castro, Letícia Vianna, Renata Guida, Rosana Prazeres, João Lucas, Lucas Gouvêa
Direção: Silvia Monte
Texto: Ricardo Leite Lopes e Silvia Monte
Classificação: 14 anos
Entrada: Franca
Funcionamento da bilheteria: Retirada de senhas a partir de 18h30
Gênero: Drama
Duração: 80 minutos
Capacidade: Não informada

* Segundo informações do teatro e/ou da produção do espetáculo

PUBLICIDADE