Drama familiar ‘Agosto’ começa nova temporada no Teatro Sesi

Do Rio Encena

Guida Vianna (sentada ao centro) é a matriarca da família retratadana peça Foto: Silvana Marques/Divulgação

Cerca de seis meses após comemorar 40 anos de carreira com o espetáculo “Agosto”, Guida Vianna está de volta ao papel de Violet, uma matriarca rancorosa e turrona. O drama familiar, com texto do norte-americano Tracy Letts traduzido por Guilherme Siman, estreia nesta quinta-feira (11), às 19h, no Teatro Sesi, no Centro. Com entradas a partir de R$ 20 (meia), a temporada vai somente até 04 de fevereiro, com sessões também sextas e sábados no mesmo horário e domingos, às 18h.

Com direção de André Paes Leme, a peça mostra a reunião de uma família atípica motivada pelo sumiço do patriarca. Abalada por um câncer, Violet aproveita a ocasião para passar algumas situações a limpo e acaba mexendo em pequenos e amargos segredos, alguns até relacionados aos homens da família.

— Violet é uma mulher numa situação limite, literal e metaforicamente falando. Literal porque faz quimioterapia para um câncer de boca, e talvez sua morte esteja anunciada. Metaforicamente, porque sua família está se desmantelando: o marido sumiu, as filhas só esperam o funeral para partir, e a ela só restará permanecer sozinha aos cuidados de uma empregada que ela não conhece — descreve Guida.

Um dos principais alvos de Violet é a filha Bárbara, vivida por Letícia Isnard. A matriarca a acusa de não ter voltado para casa ao saber de sua doença, só quando tomou conhecimento do sumiço do pai. Além disso, apesar das diferenças, ela vê a herdeira com um temperamento igual ao seu, o que se torna mais um ingrediente para deixar o clima desta reunião ainda mais tenso.

PUBLICIDADE