Comédia de dramaturgo vencedor do Nobel de Literatura estreia no Teatro Poeira

Do Rio Encena

O espetáculo retrata uma festa de aniversário com desdobramentos imprevisíveis Foto: Thiago Ristow/Divulgação

A comédia “A Festa de Aniversário” estreia nessa terça-feira (12), às 20h30, no Teatro Poeira, em Botafogo, onde segue até 25 de outubro, com sessões também às quartas, no mesmo horário. Com direção de Gustavo Paso, a montagem tem texto do britânico Harold Pinter (1930-2008), ator, diretor, poeta e dramaturgo ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2005.

Escrito em 1957, o espetáculo é protagonizado por Stanley, um pianista “auto-exilado” há um ano numa pensão praiana e o único hóspede que esteve por lá neste período. No dia de seu aniversário, os donos do estabelecimento decidem lhe preparar, contra a sua vontade, uma festa de aniversário. E como se a atmosfera já não fosse estranha o suficiente, dois desconhecidos chegam ao local no dia da comemoração, fazendo com que os desdobramentos desse evento sejam imprevisíveis.

A peça, como é uma característica de Pinter, faz uma sobreposição entre a comédia e a ameaça, propondo ao público notar estes dois elementos em cena, ao passo em que o humor ganha contornos de horror. O texto faz ainda uma alusão aos tempos de perseguição aos artistas por motivos como raça, credo e posição política.