Com uma novidade e atrações nacionais e estrangeiras, festival Cena Brasil Internacional vai somente até domingo

Do Rio Encena

No sentido horário: “Estado Vegetal”, “Unwanted”, “Tchekhov é um Cogumelo” e “Entrelinhas” Fotos: Divulgação

Espetáculos teatrais, performances, dança e música. Tudo isso, os amantes das artes podem encontrar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde está sendo realizada a sétima edição do Cena Brasil Internacional, festival que reúne atrações nacionais e estrangeiras – de países como Argentina, Chile, Estados Unidos e França – a preços populares (a partir de R$ 10) e até com entrada franca. Todas as apresentações contam com traduções de legendas eletrônicas em inglês e português. A idealização é do próprio CCBB em parceria com o produtor Sérgio Saboya, curador ao lado do jornalista, diretor e dramaturgo Luiz Felipe Reis.

O evento, que começou no último dia 06, vai até esse domingo (17), com outras atividadescomo palestras, workshops e a área externa com food trucks. A grande novidade neste ano, porém, é a plataforma Cena Universitária, que vai dar a um grupo recém-saído da universidade a chance de participar de todas as oficinas e residências artísticas, além de permiti-los apresentar uma peça.

— Este ano, estamos aprofundando o conceito que norteia o festival desde a sua primeira edição: promover o intercâmbio entre os artistas. Os diretores Fernando Rubio e a Carolina Bianchi vão trabalhar somente com atores do Rio em seus espetáculos — ressalta Saboya.

Sobre o conteúdo dos trabalhos apresentados no Cena Brasil Internacional 2018, Luis Felipe Reis enfatiza a importância de se falar em temas fortes como machismo, preconceito racial, escravidão e guerra civil, entre outros.

— Em 2018 o Cena radicaliza a premissa de que ousadia estética e capacidade poética são meios de projetar e de impulsionar transformações políticas, sociais e humanas. Aliar estes termos — estética, poética e contundência política —, portanto, é o que esta edição busca de modo obstinado, pois assim atuam os artistas e companhias convidados para o festival — complementa.

PUBLICIDADE