Cia. dos Prazeres conclui intercâmbio com crianças carentes no Ceará; segunda etapa será em março, no Rio

Do Rio Encena

Coordenador Geral da Cia. dos Prazeres, Lucas Weglinski está encerrando nesta sexta-feira (29/01) um intercâmbio com crianças e adolescentes carentes do Cariri (CE). Parceria entre o grupo carioca do Morro dos Prazeres, em Santa Tereza, e a cearense Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri , o projeto tem como proposta levar gratuitamente a jovens de ambas as instituições uma série de oficinas transmídia com fundamentos de teatro, cenografia, dança, música, fotografia e cinema.

Entre as oficinas oferecidas, estão a de teatro e a de dança Foto: Andre Valente/Divulgação

Entre as oficinas oferecidas, estão a de teatro e a de dança Foto: Andre Valente/Divulgação

Depois dessa primeira etapa do intercâmbio, em março, será a vez de os alunos da fundação, criada em 1992, virem ao Rio para conhecer a companhia onde irão ministrar palestras sobre o protagonismo infantil em projetos socioculturais. Nesses encontros, será mostrado aos jovens do Rio como funciona a Casa Grande, que dentro de um empreendedorismo infantil, é gerida pelas próprias crianças da comunidade.

Ao todo, serão quatro palestras gratuitas em parceria com Jongo da Serrinha, Lona da Maré, Yasmin Thayná, na Baixada, e com o Terreirão da Zona Oeste. Em cada uma delas, haverá uma exposição com fotos tiradas pelas crianças nas oficinas de fotografia e exibição de filmes produzidos na oficina de cinema, sempre com foco na Fundação Casa Grande e na Cia. dos Prazeres. Ao fim de cada encontro, um show musical.

Todas estas etapas do projeto poderão ser conferidas nos blogs administrados pelos jovens participantes. Já após o fim do processo, será produzido um documentário sobre o intercâmbio que posteriormente será distribuído, também gratuitamente, a todas as escolas públicas municipais, ONGs e Projetos de Infância da cidade do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE