Cia. dos Atores celebra 30 anos de trajetória encenando o espetáculo ‘Insetos’ no CCBB

Do Rio Encena

Fundadore e atores: Susana Ribeiro (E), Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Cesar Augusto Foto: Elisa Mendes/Divulgação

Como parte das comemorações pelos seus 30 anos de trajetória, a Cia. dos Atores estreia nesta semana o mais novo espetáculo de seu repertório:“Insetos”. Com texto inédito do dramaturgo Jô Bilac, adaptado pelo próprio grupo e pelo diretor Rodrigo Portella, a montagem estreia nessa quinta (22), às 19h, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro.

No elenco, estão Cesar Augusto, Marcelo Olinto, Marcelo Valle e Susana Ribeiro, quatro dos fundadores da companhia, além de Tairone Vale. Em cena, eles interpretam o texto desenvolvido em forma de fábula para traçar paralelos entre a natureza e questões políticas e sociais da atualidade. Em 12 quadros, eles dão voz a diferentes insetos, como cigarra, gafanhoto, barata, louva-a-deus e besouro, par tratar de comportamentos coletivos e individuais.

Na trama, tirania, escassez e guerras provocam um êxodo tamanho que acaba levando a natureza a um estado de desequilíbrio e colapso. Dispostos a destruírem tudo, os gafanhotos se veem diante de uma nova ordem imposta pelo louva-a-deus, proporcionando, assim, uma nova perspectiva, a partir da realidade dos insetos, para o olhar sobre o humano.

Sobre a data comemorativa, Marcello Valle ressalta a evolução que o grupo teve ao longo das últimas três décadas.

— Temos 30 anos de convívio. Nos conhecemos muito e já sabemos o que esperar do outro. Temos muito menos atrito. Olhamos um para o outro em cena e nos reconhecemos — acrescenta.

PUBLICIDADE