Cia da Ideia comemora 10 anos com mostra gratuita no Catete e na Tijuca

Do Rio Encena

O espetáculo "Fios do Tempo" será apresentado nessa quinta e na sexta no Teatro Cacilda Becker Foto: Tom Breit/Divulgação

O espetáculo “Fios do Tempo” será apresentado nessa quinta e na sexta no Teatro Cacilda Becker Foto: Tom Breit/Divulgação

Fundada pela atriz, diretora e bailarina Sueli Guerra, a Cia. da Ideia preparou uma programação especial para comemorar 10 anos de atividades. Para celebrar a data, o grupo, que tem como objetivo a disseminação da dança no teatro e perante diversos públicos, levará ao Teatro Cacilda Becker, no Leblon, e ao Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca, uma mostra gratuita com um total de sete espetáculos: seis adultos e um infantil. Confira a programação completa no fim da página.

No palco da Zona Sul, serão apresentadas duas montagens. “Fios do Tempo” é dividida em duas coreografias inéditas: “Fios do Tempo” e “Um botão e Duas Rosas”. Enquanto a primeira aborda questões relacionadas ao tempo e as mudanças que ele causa nas pessoas, a segunda fala sobre lembranças da infância. E “Delicadeza” é um solo inédito de dança contemporânea inspirado na obra “Dama das Camélias”. A apresentação trata da quebra de valores humanos, como convívio e tolerância.

Já no Centro Coreográfico, serão cinco espetáculos. “Estação” propõe o encontro consigo mesmo, com o outro e com o desconhecido. Em “Jangada de Pedra”, a cia. funde elementos da literatura e do teatro para discutir as espacialidades do ser, o pertencimento a um território – seja geográfico ou subjetivo – e as fronteiras erguidas nas localidades, nas ideias e nos corpos.

“Pequenas Peças”, inspirado em Clarice Lispector, mergulha no universo feminino falando de desejos, anseios e prazeres. “Já “Batuque Contemporâneo” brinca com as formas de criação dentro da dança contemporânea. Por fim, o infantil “Batuquinho” é uma versão infantil de “Batuque Contemporâneo”, cujo protagonista vive uma divertida jornada de descobrimento de ritmos e batuques.

Já o espetáculo "Estação" inaugura a programação no Centro Coreográfico na Tijuca Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Já “Estação” inaugura a programação no Centro Coreográfico na Tijuca Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Estas produções seguem uma linha de trabalho da cia. que procura seguir um caminho diferente na arte da dança. Ao lado do parceiro, o coreógrafo Jean Gama, Sueli procura utilizar o bailarino não apenas como um intérprete, mas sim como um ser pensante, que interage com o mundo e contribui para o processo de criação com sua experiência.

– Eu tinha um sonho. Um lugar de criação onde pudesse partilhar ideias, imagens, formas, textos, emoção… Há 10 anos, eu acreditei muito nesse sonho e junto com Jean mergulhei nesse infinito desafio que é o criar/manter uma companhia. Assim nasceu a Cia da Ideia! Dessa vontade de criar, trocar, partilhar, aprender e ensinar – relembra Sueli.

SERVIÇO

Local: Teatro Cacilda Becker
Endereço: Rua do Catete, Nº 338 – Catete.
Telefone: (21) 2265-9933
Classificação: Livre
Entrada: Franca
Capacidade: 140 lugares

“Fios do Tempo” – Quinta (27/10) e sexta (28/10) às 20h – 55 min.
“Delicadeza” – Sábado (29/10) às 20h; domingo (30/10) às 19h – 35 min.

Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Endereço: Rua José Higino, Nº115 – Tijuca
Telefone: (21) 3238-0357
Classificação: Livre
Entrada: Franca
Capacidade: 150 lugares

“Estação” – Quinta (03/11) e sexta (04/11) às 20hs – 50 min.
“Jangada de Pedra” – Sábado (05/11) às 20h;  domingo (06/11) às 18h – 50 min.
“Pequenas Peças” –  Quinta (10/11) e sexta (11/11) – às 20hs – 50 min.
“Batuque Contemporâneo” – Sábado (12/11) às 20h e domingo (13/11) às 18h – 50 min
“Batuqinho” – Sábado (12/11) às 17h; domingo (13/11) às 16h – 50 min.

PUBLICIDADE