CCBB abre inscrições de concurso para novos talentos da dramaturgia

Do Rio Encena

A cúpula é uma das marcas registradas do CCBB; local receberá leituras drmatizadas do concurso Foto: Divulgação

A cúpula é uma das marcas registradas do CCBB; local receberá leituras drmatizadas do concurso Foto: Divulgação

Já estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Seleção Brasil em Cena, um concurso promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que tem como principal objetivo promover a criação de textos teatrais inéditos criados por novos dramaturgos. Os candidatos têm até o próximo dia 24 de setembro para se inscrever através do site www.selecaobrasilemcena.com.br. As leituras dramatizadas dos textos finalistas serão realizadas com estudantes de teatro, entre os dias 21/11 e 06/12, em três unidades do CCBB: Rio e Brasília, além de Belo Horizonte, que recebe o projeto pela primeira vez.

Escritores das cinco regiões do país poderão participar. Após a inscrição e o envio do texto, eles serão avaliados por uma mesa julgadora. Os ganhadores receberão como prêmio suas montagens patrocinadas pelo Banco do Brasil e ganharão temporadas também nas mesmas unidades do CCBB, a partir de março  de 2016.

Criado em 2006, o concurso já recebeu mais de 1.400 textos de autores de todo o Brasil. As leituras dramatizadas dos finalistas já foram dirigidas por profissionais de renome do teatro brasileiro contemporâneo como, por exemplo, Moacir Chaves, Ivan Sugahara, Gilberto Gawronski, Stella Miranda e Paulo de Moraes, entre outros. Além disso, cerca de 300 atores indicados por escolas de teatro participaram das leituras e encenações.

Logomarca da 7ª edição do projeto Seleção Brasil em Cena (Divulgação)

Logomarca da 7ª edição do projeto Seleção Brasil em Cena (Divulgação)

– Além de contribuir para formação de plateia, o concurso tem o mérito de inserir novos atores de escolas de teatro no mercado de trabalho. As leituras dramatizadas os colocam em contato direto com diretores experientes do mercado de artes cênicas -, ressalta o produtor Sérgio Saboya, idealizador do projeto.

Confira abaixo alguns números do concurso desde sua criação em 2006:

Número de edições – 6
Espetáculos premiados com montagem – 8
Público (leituras, oficinas e espetáculos no Rio e Brasília – 21 mil
Textos inscritos – 1.411
Textos finalistas – 72
Leituras Dramatizadas (Rio e Brasília) – 96
Diretores – 22
Estudantes de teatro – 297
Espetáculos produzidos (Rio e Brasília) – 8
Oficinas de dramaturgia – 21
Dramaturgos ministrantes – 5
Cidades onde foram ministradas as oficinas – 20
Participantes das oficinas – 420

 

PUBLICIDADE