‘Bituca – Milton Nascimento Para Crianças’ realiza curta temporada no Imperator

Do Rio Encena

O musical fala da trajetória de Milton Nascimento e apresenta músicas de sucesso do cantor Foto: José Cohen/Divulgação

A criançada que ainda não assistiu ao espetáculo “Bituca – Milton Nascimento Para Crianças” terá mais uma oportunidade a partir desse fim de semana. Com entradas a partir de R$ 15 (meia), o musical infantil entra em cartaz nesse sábado (04), às 16h, no Centro Cultural João Nogueira, o Imperator, no Méier, onde fica só até o próximo dia 20, com apresentações também aos domingos, no mesmo horário.

Como o próprio título adianta, a peça conta a trajetória de Bituca, apelido de infância do cantor e compositor Milton Nascimento. Entre realidade e ficção, são encenados diversos momentos da vida do artista, mas o personagem é sempre representado como criança, até para causar identificação maior por parte do público mirim. Porém, o momento mais marcante acontece de fato na infância de Milton.

Depois de ficar órfão com apenas dois anos, Bituca é adotado pelos patrões de sua avó, que não tinha condições de criá-los. Em seguida, depois de deixar o Rio de Janeiro para viver em Minas Gerais, o garoto passa a ser alvo de diversas manifestações preconceituosas por ser negro e fazer parte de uma família de cor diferente, já que seus novos pais são brancos.

No roteiro musical, claro, não faltam sucessos de Milton, como “Coração de estudante”, “Travessia”, “Canção da América”, “Canção do sal”, “Um índio”, “Quem sabe isso quer dizer amor” e “Maria Maria” .

O espetáculo tem direção de Diego Morais e texto de Pedro Henrique Lopes, que faz parte também do elenco. A dupla, aliás, é a idealizadora do projeto Grandes Músicas Para Pequenos, que antes de “Bituca”, já havia montado ‘Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças’ (2013) e ‘O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” (2016).