Baseado na infância e juventude de Braguinha, musical infantil estreia no Morro da Urca

Do Rio Encena

O espetáculo passa a limpo a infância e a adolescência de um dos grandes nomes da música popular brasileira do século XX

O espetáculo passa a limpo a infância e a adolescência de um dos grandes nomes da música popular brasileira do século XX

O espetáculo “O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças” estreia nesse domingo (05), às 11h, num lugar para lá de especial: o Anfiteatro do Morro da Urca, com acesso pelo bondinho. A curta temporada vai somente até 09 de abril, com ingressos a partir de R$ 30 (meia). E como o próprio título já adianta, o musical retrata parte da vida, mais precisamente infância e adolescência, de Carlos Alberto Ferreira Braga (1907-2006), o popular Braguinha, ou ainda João de Barro.

Com direção de Diego Morais e  roteiro original de Pedro Henrique Lopes – que também está no elenco, a montagem é protagonizada por Carlinhos, um garoto que ouvia música em todo lugar por onde passava. O avô sempre estimulava a musicalidade do menino, mas o pai não concordava. Alguns anos depois, ao ouvir suas músicas, Seu Jerônimo passa a se orgulhar ao ver que o filho se tornou um grande músico.

Braguinha ou João de Barro, como também ficou conhecido Foto: reprodução

Braguinha ou João de Barro, como também ficou conhecido (Reprodução)

A trama, claro, é costurada por grandes sucessos do compositor – como Pirata da Perna de Pau, Chiquita Bacana, Touradas de Madri, em forma de fábula, afim de transportar os espectadores para a vida de Braguinha e dos carnavais de rua do Rio de Janeiro nos anos 20, além tratar de temas como o valor da família, da amizade e das relações humanas, a busca por um sonho, a criatividade e a cooperação artística entre as crianças.

Devido a essa posição contrária do pai à carreira artística, Braguinha, que estudava arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, adotou primeiramente o pseudônimo de João de Barro, um pássaro conhecido pelo dom da construção, para que o nome da família não fosse ligado ao meio artístico, visto com maus olhos pela sociedade na época.

Este é o segundo espetáculo do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, que nasceu com o musical “Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças”. O intuito é apresentar a vida e a obra de grandes compositores para as novas gerações, além de promover o resgate da cultura brasileira.

O diretor Pedro Henrique Lopes entre o elenco do musical infantil Fotos: Diego Morais/Divulgação

O ator e diretor Pedro Henrique Lopes com o elenco do musical infantil Fotos: Diego Morais/Divulgação

PUBLICIDADE