Adaptação de obra de Ariano Suassuna, infantil ‘O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna’ chega ao Laura Alvim

Do Rio Encena

O infantil mistura cordel com outras manifestações culturais nordestinas Foto: José Alessandro/Divulgação

Um dos autores da literatura brasileira mais populares entre os adultos, Ariano Suassuna (1927-2014) teve uma de suas obras adaptadas para o público infantil. Com direção e concepção de Henrique Kaladan, “O Homem da Vaca e o Poder da Fortuna” chega nesse fim de semana à Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, após temporada no Teatro dos Quatro. Sobre um homem preguiçoso que vence uma aposta e dá a volta por cima, o musical estreia nesse sábado (24), às 16h, e segue em cartaz até 18/03, com apresentações também aos domingos, no mesmo horário. A entrada custa a partir de R$ 25 (meia).

Indicada em três categorias – ator coadjuvante, direção musical e coreografia – na última edição do Prêmio Cbtij (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude), a peça mistura literatura de cordel e outras linguagens tipicamente nordestinas, terra de Ariano, para contar a história de Joaquim Simão, um pobre e preguiçoso poeta. Por mais que more coma mulher e nada menos que 10 filhos num simples casebre, ele se nega veementemente a trabalhar. Por mais que a patroa insista.

Certo dia, um vaqueiro, consternado com a situação da patroa de Simão, presenteia o casal com uma vaca. O protagonista, por mais estranho que possa parecer, pega ranço do bovino e decide trocá-lo por um burro, depois por uma cabra, em seguida por um galo e, por fim, por um pão francês.

Encucado com as trocas, e já com segundas intenções, um homem rico propõe uma aposta a Simão, de que a esposa não gostaria do resultado das negociações do marido.  Por conhecer aquela que há muito está ao seu lado, o matuto aceita a proposta e ainda sai vitorioso, conseguindo dar à sua família, finalmente, uma vida próspera, com direito até a uma bela fazenda batizada Fazenda Homem da Vaca.

PUBLICIDADE