‘A Grande Ressaca’ estreia na Cidade das Artes reunindo textos cômicos do autor Matéi Visniec

Do Rio Encena

O grande elenco do espetáculo conta com um total de 12 atores Foto: Divulgação

A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, recebe a partir dessa sexta-feira (23), às 21h, o espetáculo “A Grande Ressaca – 11 comédias inusitadas de Matéi Visniec”. E o título já diz tudo: trata-se de uma coletânea de 11 curtos textos surrealistas e cômicos do renomado autor romeno naturalizado francês, um dos contemporâneos mais montados no Brasil nos últimos anos. A direção é de Fernando Philbert.

– O realismo fantástico e o humor inusitado do autor fazem com que a nova peça seja a que mais se aproxima do seu estilo Ionesco – explica Philbert.

Quando fala em “nova peça”, o diretor se refere à remontagem destes mesmo 11 textos de Visniec que já tinham sido encenados em outra produção chamada “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias”. São eles: Pense que você é Deus, Aqui estamos com milhares de cães vindos do mar, Um café longo, um pouco de leite separado e um copo d’água, A máquina de pagar contas, O país está consternado, Sanduíche de frango, A ferida, Espere o calorão passar, A volta para casa, A grande ressaca e o texto que deu origem à coletânea, Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias.

No palco, doze atores interpretam as onze comédias surrealistas. As curtas tramas misturam um humor ácido com questionamentos sociais e humanitários, propondo reflexões sobre a condição humana. Além disso o cenário é único, um grande andaime, que exibe o processo de criação em construção.