‘A Cuíca do Laurindo’, protagonizada por personagem de Noel Rosa, estreia no Teatro Carlos Gomes

Do Rio Encena

O repertório da montaem conta com cerca de 40 músicas Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Inspirado pelo personagem carioca Laurindo, do samba “Triste cuíca” (1935) do compositor Noel Rosa (1910-1937), a comédia musical “A Cuíca do Laurindo” chega ao Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, Centro, para uma temporada que se inicia nessa sexta-feira (16), com sessões de quinta a sábado às 19h, e aos domingos, às 17h.

Escrita pelo músico Rodrigo Alzuguir, que também é idealizador do projeto, a peça mistura realidade, ficção e música para voltar aos anos 30 e 40 e resgatar uma fase importante da cultura carioca que é o surgimento das primeiras escolas de samba, derivadas dos antigos blocos, e os desfiles que aconteciam na Praça Onze. Todo este contexto histórico, claro, tem como fio condutor o próprio Laurindo, personagem que, inclusive, já foi mencionado em sambas de outros compositores, como Herivelto Martins e Wilson Baptista.

Na trama, Laurindo, cuiqueiro do morro da Mangueira que é presidente da pequena escola de samba Lira do Amor, vive e conta passagens de sua trajetória, como o triângulo amoroso  que  forma com Zizica e Conceição e também o retorno à comunidade como herói após a luta contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Com direção de Sidnei Cruz e direção musical de Luis Barcelos, a peça tem no repertório cerca de 40 canções de autores como Ataulfo Alves, Grande Otelo, Herivelto Martins, Wilson Baptista e Noel Rosa, entre outros. “Ave Maria no Morro”, “Pisei num Despacho”, “Eu não sou Daqui” e a própria “Triste Cuíca” são algumas das composições executadas ao vivo no palco. Além disso, todas as sextas-feiras (exceto a da estreia), o elenco recebe convidados especiais, para canjas ao final do espetáculo.

PUBLICIDADE